Participantes do PIBID do IFSP Guarulhos fazem seminários sobre a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval

• Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2019, 12h52

Nas últimas semanas, os participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do IFSP Guarulhos têm participado de seminários sobre teorias de ensino e aprendizagem de Matemática, sob orientação dos professores orientadores William Vieira e Roberto Seidi Imafuku. Nas reuniões semanais são discutidas algumas estratégias e perspectivas teórico-metodológicas para intervenção nas escolas parceiras nesse projeto. Recentemente, foram organizadas apresentações baseadas na teoria dos Registros de Representação Semiótica, do filósofo e psicólogo Raymond Duval, que versa sobre o funcionamento cognitivo implicado na atividade matemática e nos problemas de aprendizagem de conceito matemáticos. As discussões foram baseadas em artigos científicos presentes no livro Aprendizagem em matemática: Registros de representação semiótica. Esta obra apresenta a teorias de Duval sob a perspectiva de pesquisadores brasileiros, com alternativas de situações de aprendizagem para a Educação Matemática.

pibid02
Obra estudada pelos participantes do PIBID. Disponível na biblioteca virtual Pearson do SUAP.

Os participantes do PIBID foram organizados em oito grupos e a cada semana um grupo apresenta um artigo diferente da obra selecionada, destacando um breve resumo da teoria e a pesquisa realizada. Foram momentos construtivos em que surgiram perguntas e discussões acerca do tema. A possibilidade de replicar algumas das pesquisas estudadas nas escolas participantes do PIBID está sendo avaliada, para que os estudantes possam levar essa perspectiva teórica, na busca de aproximar a pesquisa científica da sala de aula. Além disso, terão a possibilidade de observar os alunos das escolas parceiras frente às atividades, poderão coletar dados e confrontar com os resultados das pesquisas estudadas para, futuramente, publicar os resultados desses estudos.

pibid01

Estudantes do PIBID-CAPES durante seminário.
Fonte: Acervo do IFSP Guarulhos

Ao tratar de Educação Matemática há muitas vertentes teóricas e, nesse momento, os estudantes do PIBID estudam a teoria dos Registros de Representação Semiótica, que segundo Machado (2003, p. 8) “(...) é um importante instrumento de pesquisa no estudo da complexidade da Educação Matemática”. Portanto, é essencial que na formação dos licenciandos aconteça uma abordagem desta teoria, e que os alunos tenham espaço para questionar e compreender a temática. Assim, essas apresentações podem contribuir para a formação de futuros professores investigadores e conscientes.

Em breve, novas teorias serão estudadas e discutidas pelos participantes do PIBID.

Larissa da Silva Santos, licencianda em Matemática do IFSP Guarulhos e bolsista do PIBID-CAPES.
prof. Dr. Roberto Seidi Imafuku, coordenador voluntário do PIBID do IFSP Guarulhos
prof. Dr. William Vieira,  coordenador do PIBID do IFSP Guarulhos