Estudante do PIBID-IFSP promove palestra sobre inclusão de surdos no IFSP Guarulhos

• Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2019, 17h59

A estudante Leticia Nascimento, discente do 4º semestre do curso de Licenciatura em Matemática e participante do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID-CAPES do IFSP Guarulhos, apresentou, na sexta-feira 05 de abril, a palestra ‘’Os desafios da inclusão escolar dos surdos’’ para seus colegas participantes do PIBID-CAPES-IFSP.

Na palestra, foram abordados os assuntos sobre o que é comunidade surda e suas características e as diferenças entre os conceitos de inclusão, integração, segregação e exclusão.

pibid leticia

A estudante Letícia fala aos colegas sobre a inclusão escolar dos surdos

A estudante discutiu os desafios dos docentes e dos alunos surdos em uma sala de aula de uma escola regular e, principalmente, pública.  Com as discussões sobre as dificuldades, Leticia destacou a importância de o professor ser um professor reflexivo e com uma didática inclusiva, independente da presença de alunos com necessidades especiais.

É muito importante e significativo discutir a inclusão escolar com alunos da Licenciatura em Matemática, pois, atualmente, cada vez mais vemos estudantes com necessidades especiais ocuparem o espaço escolar. E, uma das formas de combater o fracasso destes estudantes, é fazer com que o professor tenha uma prática docente que tenha como objetivo também o aprendizado de alunos específicos, pois todos ocuparão o espaço social.

Letícia Nascimento, estudante de Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos e participante do PIBID-CAPES

Prof. Dr. William Vieira, docente do IFSP – Guarulhos e coordenador local do PIBID-IFSP.

Prof. Dr. Roberto Seidi Imafuku, docente do IFSP – Guarulhos e coordenador voluntário do PIBID-IFSP.