Determinando o número π por meio de medições – Atividade dos estudantes do PIBID – IFSP Guarulhos para alunos da Escola Professora Maria Helena Barbosa Martins

• Última atualização em Quarta, 21 de Novembro de 2018, 18h41

Em outubro de 2018, os licenciandos em Matemática do IFSP Guarulhos Larissa, Julio e Gabriel elaboraram e aplicaram atividade para o ensino dos conceitos de círculo, circunferência, raio e diâmetro para alunos do 9º ano da Escola Estadual Professora Maria Helena Barbosa Martins. Nesta oficina, foram utilizados EVAs, barbantes, copos descartáveis e palitos de churrasco como materiais auxiliares (ver imagens abaixo).

foto1

Atividade elaborada pelos licenciandos do PIBID – IFSP Guarulhos (acervo do PIBID)
A atividade foi pensada para que os estudantes do 9º ano estimassem o valor do número π e o reconhecesse no estudo da circunferência. Conceitos como comprimento da circunferência, área do círculo, raio, diâmetro e média aritmética foram discutidos.

foto2

Para a realização da atividade, os licenciandos fizeram a distribuição dos EVAs, barbantes e palitos de churrasco para os alunos, que foram divididos em grupos de 2 ou 3. Então, após fixarem o palito de churrasco no EVA e definirem o centro da circunferência, os estudantes traçaram uma circunferência com o auxílio do barbante e a caneta. O licenciando Júlio simulou na lousa o que os estudantes deveriam fazer. Em seguida, usando o barbante, os participantes encontraram a medida do comprimento dessa circunferência, e calcularam a razão entre esse comprimento e o diâmetro da circunferência.
Após a obtenção de algumas medições, chegou-se, utilizando média aritmética, ao resultado de 3.12, valor que os estudantes relacionaram ao número π. Foi apresentada aos participantes a fórmula de cálculo de comprimento de circunferência e a fórmula do cálculo de área do círculo.
As oficinas realizadas pelos participantes do PIBID – IFSP Guarulhos têm por finalidade contribuir com a formação dos licenciandos, que podem realizar atividades em sala de aula como professores, sempre sob supervisão do prof. Marcos, titular da turma. Além disso, as atividades também beneficiam os estudantes da Escola Estaudal Professora Maria Helena, que puderam vivenciar, nesta atividade, uma nova perspectiva sobre o estudo da circunferência e do número π.
Ao final da oficina, um dos estudantes disse “Queria mais aulas assim.”, destacando o entusiasmo da turma com a atividade.
Preparar atividades interessantes, que promovam aprendizagens significativas e envolventes, este é um dos objetivos do PIBID – IFSP Guarulhos. Aguardem, em breve teremos novas notícias e novidades.

Larissa da Silva Santos, estudante do 1º ano do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos.
Prof. Dr. William Vieira, docente do IFSP e coordenador do PIBID - IFSP Guarulhos.
Prof. Dr. Roberto Seidi Imafuku, docente do IFSP e coordenador voluntário do PIBID - IFSP Guarulhos.