Estudantes do PIBID – IFSP Guarulhos aplicam atividade concreta sobre Produtos Notáveis para alunos da Escola Professor Frederico de Barros Brotero

• Última atualização em Terça, 30 de Outubro de 2018, 09h30

No inicio de setembro, os licenciandos em Matemática do IFSP Guarulhos Felipe, Gabriel, Luiz, Melissa e Rita elaboraram e aplicaram uma atividade sobre produtos notáveis para alunos do 8º ano da Escola Professor Frederico de Barros Brotero. Para a realização da atividade, os estudantes usaram materiais concretos para representar geometricamente os produtos notáveis do segundo grau, que já haviam sido abordados pelo professor Fernando, responsável pela turma e supervisor das atividades (ver imagens abaixo).

1

Atividade elaborada pelos licenciandos do PIBID – IFSP Guarulhos (acervo do PIBID)

A atividade foi pensada para favorecer a interpretação dos conceitos algébricos estudados por meio de ideias geométricas, de forma a tornar a aprendizagem mais significativa para os estudantes. Nela, os alunos precisaram construir e encontrar a área de um quadrado de lado , outra com lado , e ao final relacionar com o respectivo produto notável.

As falas dos estudantes evidenciaram que alguns ainda não haviam compreendido totalmente o que estavam fazendo, como é o caso do estudante Carlos, que disse “Agora entendo porque usamos o termo ‘ao quadrado’ quando elevamos um termo com o expoente 2”, e da estudante Carolina, que destacou “Agora entendi porque podemos juntar os termos semelhantes na fatoração”.

2

A licencianda Melissa, que está no 4º semestre do curso, destacou que “é perceptível que os alunos que estavam realmente trabalhando em grupo conseguiam encontrar as áreas e fazer a relação com o produto notável, e, em grupos em que apenas um participava, eles não conseguiam tão facilmente concluir a atividade”. Ela identificou ainda que os estudantes ficavam muito impressionados quando conseguiam chegar às conclusões.

De maneira geral, a experiência contribui tanto para os licenciandos que tiveram a oportunidade de estar em sala de aula como professores (sob supervisão do prof. Fernando, titular da turma) quanto para os estudantes do 8º ano, que puderam ter outra perspectiva sobre o que estavam aprendendo naquele momento.

Em breve teremos novas notícias e novidades sobre atividades do PIBID – IFSP Guarulhos nas escolas públicas parceiras! Aguardem!!!

Rita de Cássia da Costa Guimarães, estudante do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos (sob supervisão dos professores Dr. William Vieira e Dr. Roberto Seidi Imafuku).