Equipe do Campus Guarulhos vence final emocionante do eJIF

• Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2023, 21h14

Final presencial do eJIF promove competições de jogos eletrônicos e concurso de Cosplay

Na primeira sexta-feira do mês de julho de 2023 (07/07), o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizou a emocionante final dos Jogos Eletrônicos das Instituições Federais (eJIF). Ao longo de várias semanas, as finais proporcionaram disputas acirradas nas modalidades Free Fire, League of Legends e Xadrez Arena, envolvendo diversos estudantes dos campi.
Uma grande novidade marcou o evento deste ano: a realização de uma final presencial. Jogadores e torcedores dos Campus Guarulhos e Campinas puderam acompanhar de perto a competição de League of Legends. O palco para esse emocionante embate foi o Shopping D, onde o evento foi transmitido simultaneamente em telões para que os demais participantes pudessem acompanhar presencialmente e também foi transmitido online nas redes sociais do Instituto.
Além das finais, o IFSP também promoveu o seu primeiro concurso de Cosplay, envolvendo estudantes de diversos campi. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar o universo geek e apresentar seus personagens em uma competição repleta de arte, criatividade e estilo.

Participantes_Cosplay.jpgParticipantes do concurso de Cosplay

Camila Ferreira, uma das organizadoras do evento, destacou que o objetivo da final do eJIF foi oferecer a oportunidade de compartilhar experiências e vivenciar a cultura geek de diferentes formas. "Vamos avaliar essa edição e pensar nos próximos passos", revelou.
O evento contou com a presença do reitor, Silmário Batista dos Santos, do pró-reitor de Extensão, Rafael Alves Scarazzati, e do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Bruno Luz. O reitor destacou a importância do evento, que reforça a atuação do Instituto para além da educação, proporcionando interação e cultura entre os alunos. Já o pró-reitor de Extensão falou sobre a animação e interação entre estudantes e servidores, além de revelar a organização de um novo evento chamado Geek IF, que pretende reunir estudantes de todo o estado para celebrar e partilhar a cultura geek.
A participação dos estudantes no concurso de Cosplay  foi um verdadeiro show à parte. Personagens de jogos e filmes desfilaram e realizaram performances incríveis na competição. A estudante Laura, do Campus Ilha Solteira, levou o primeiro lugar na competição individual ao se caracterizar como Draculaura, do desenho animado Monster High. "Nunca participei de nenhuma competição de Cosplay, mudei de personagem três dias antes e consegui ganhar. Foi muito divertido", conta a aluna.

Equipe_CMP.jpgEquipe do Campus Campinas

A final de League of Legends foi disputada pelas equipes do Campus Guarulhos e do Campus Campinas. Após três rodadas de disputas emocionantes, a equipe de Guarulhos sagrou-se campeã. José, líder do grupo, expressou confiança na vitória, destacando a força de sua equipe e o tempo que terão de se preparar para a próxima etapa nacional.
Um dos grandes destaques da competição foi Guilherme Matheus, da equipe guarulhense. Com sua vasta experiência em campeonatos de jogos eletrônicos, o estudante creditou a vitória ao trabalho em equipe e à sua própria experiência como jogador.

Equipe_GRU.jpgEquipe do Campus Guarulhos

Os vencedores da fase estadual do eJIF seguem para a etapa nacional, prevista para acontecer de 21 a 25 de agosto. A expectativa é que o IFSP continue a brilhar e representar com talento a habilidade dos nossos estudantes nos jogos eletrônicos e a cultura geek no cenário nacional.
Veja mais imagens da competição no Flickr do IFSP.

*Com informações da Diretoria de Comunicação do IFSP.