Estudantes do Câmpus Guarulhos do IFSP apresentam trabalhos no XV Encontro Paulista de Educação Matemática na Unesp Guaratinguetá

Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos Robert Ivan Oliveira e Leonardo Guarini Biscaino apresentaram trabalhos no XV Encontro Paulista de Educação Matemática – EPEM, realizado na Unesp Guaratinguetá na última semana de abril de 2023. Os trabalhos apresentados trazem resultados das pesquisas realizadas pelos estudantes ao longo do ano de 2022 no IFSP Guarulhos. O professor William Vieira, um dos orientadores dos trabalhos, acompanhou os estudantes no evento. O prof. Rogério Marques, diretor regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM-SP (2020 – 2023) e um dos coordenadores do XV EPEM, também prestigiou os estudantes.

• Última atualização em Quinta, 04 de Maio de 2023, 15h50

imagem_1.jpgFoto (arquivo pessoal): Leonardo Biscaino, prof. William Vieira, prof. Rogério Marques e Robert Oliveira

Robert (bolsista de Extensão 2023) apresentou o trabalho Uma análise de atividades de ensino de Geometria Espacial com o uso do GeoGebra 3D para o Ensino Médio, fruto do trabalho de pesquisa desenvolvido em iniciação científica no ano de 2022, que envolveu a elaboração de atividades de ensino sobre geometria espacial com o uso de tecnologias digitais. O estudante tem dado continuidade a essa pesquisa em 2023, e aplicará as atividades desenvolvidas com os estudantes do Ensino Médio do IFSP Guarulhos no projeto de Extensão Defasagens em Matemática 2023, que está em desenvolvimento no Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e Formação de Professores – CEPIN – IFSP Guarulhos.
Sobre sua participação no evento, Robert destacou que “Eu adorei participar do evento. Foi a primeira vez que participei de um congresso e fiquei encantado com toda a organização e tudo o que o EPEM proporcionou. Acredito que essa experiência foi essencial para a minha formação como professor de matemática, pois no evento tive a oportunidade de conhecer outros professores incríveis e muita gente que, através de suas pesquisas, me fizeram refletir bastante sobre o ensino de matemática no Brasil. Esses dias de congresso com certeza acenderam uma chama dentro de mim para que eu me torne um bom profissional com amor ao que faz.”

imagem_2.jpgFoto (arquivo pessoal): Robert apresenta seu pôster

Leonardo (voluntário de Iniciação Científica 2022) apresentou o trabalho Atividades de investigação com uso do Geoplano para o ensino de áreas e perímetros, no qual discute resultados de uma atividade de investigação sobre áreas e perímetros com uso de tecnologias digitais, que realizou com licenciandos do IFSP Guarulhos no ano de 2022. Leonardo concluiu o curso de Licenciatura em Matemática no IFSP Guarulhos no último ano e atualmente é mestrando em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP Câmpus São Paulo.
Leonardo também valorizou sua participação no encontro, ao apontar que: “Esta oportunidade de participar presencialmente do XV Encontro Paulista de Educação Matemática foi muito gratificante, tanto no âmbito pessoal e profissional. Foi a primeira vez que pude comparecer a um evento, e de tal significância para comunidade da Educação Matemática, tanto paulista quanto nacional. Ocorreram experiências enriquecedoras para meu desenvolvimento profissional como professor de Matemática e pesquisador, principalmente, por oportunizar a divulgação de nossa pesquisa científica.”

Foto (arquivo pessoal): Leonardo apresenta seu pôster

O professor Roberto Seidi Imafuku, um dos orientadores dos trabalhos, reiterou a importância da participação de estudantes da licenciatura para suas formações como professores-pesquisadores e comemorou a retomada de encontros científicos presenciais. Destacou ainda que os caminhos trilhados por Robert e Leonardo podem inspirar outros estudantes a se envolverem com atividades de pesquisa ao longo de suas graduações.
As pesquisas em Educação Matemática no IFSP Guarulhos ganharão novo impulso nos próximos anos, pois o Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e Formação de Professores – CEPIN, inaugurado no último dia 27 de abril de 2023, proporcionará um espaço privilegiado para investigações sobre processos de ensino e de aprendizagem de Matemática e sobre formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática.

*Prof. William Vieira, membro do CEPIN e docente do IFSP Guarulhos