Ação de Internacionalização no Câmpus Guarulhos - visita técnica da Universidade Pascual Bravo

• Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 00h26

Visita Pascual Bravo 2 .jpeg

O câmpus Guarulhos recebeu em visita técnica, nesta quarta-feira (07/12/22), dois diretores, um docente, um administrativo e dez estudantes da Universidade Pascual Bravo de Medellyn, Colômbia. O encontro foi uma experiência enriquecedora, possibilitando a troca cultural e de expertise. A programação da visita técnica no câmpus foi organizada pela Profa. Ms. Elizabete Rubliauskas Giachetti, representante Arinter do câmpus e Prof.Dr Wilson Carlos da Silva Junior.

A programação contou com a fala de boas-vindas de  Ricardo Agostinho de Rezende Junior -  Diretor-Geral do câmpus, Diego Azevedo Siviero - Diretor Adjunto Educacional e Prof.Dr. Wilson Carlos da Silva Junior que desenvolve projeto de pesquisa em parceria com a instituição Pascual Bravo com a qual temos um Memorandum of Understanding.

Na sequência, Elizabete Rubliauskas Giachetti fez uma apresentação sobre a estrutura multi-campi do IFSP, destacou os cursos oferecidos no câmpus, discorreu sobre a infraestrutura e principais características dos docentes e discentes que constituem a comunidade IFSP/Guarulhos.

Depois, tivemos a apresentação do Prof. Dr Marcelo Kenji Shibuya no laboratório de energia fotovoltaica do câmpus. O Prof. Ms. Rogério Daniel Dantas falou sobre a Oficina 4.0 e os projetos desenvolvidos. A curiosidade  e encantamento dos estudantes colombianos era facilmente perceptível. Então, tivemos a oportunidade de socialização, bater um papo e conhecer a equipe técnica e os estudantes de modo mais informal com um coffee break.

Antes de iniciarmos a visita aos laboratórios, contamos com a apresentação do Prof. Dr. Thiago Schumacher Barcelos que discorreu sobre os cursos de pós-graduação e os projetos de  pes-quisa desenvolvidos no câmpus. O Sr. Jorge Alejandro Matta Herrera, vice-reitor de Ensino da Pascual Bravo, também fez uma apresentação sobre a instituição.

Conhecer o laboratório Oficina 4.0, Maker, de Robótica, de Controle de Processos, etc ouvir atentamente as explicações dos professores e observar os equipamentos e materiais geraram nos estudantes colombianos expressões de contentamento, deixando evidente a importância da visita técnica como atividade didática de grande contribuição para a complementação da formação acadêmica.

Agradecemos a todos que participaram dessa ação e ficamos com vontade de estreitar ainda mais a troca cultural e de projetos com a instituição Pascual Bravo.

Confira algumas imagens da visita: