Licenciandos em Matemática do IFSP Guarulhos publicam artigos científicos sobre o uso de tecnologias no ensino de Matemática

• Última atualização em Quinta, 03 de Fevereiro de 2022, 15h13

Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos, Esther Vanessa do Nascimento Santos e Lucas de Brito Costa, bolsistas do PIBIFSP Guarulhos, começaram o ano de 2022 com a publicação de artigos científicos na Revista Ciência em Evidência, do IFSP Capivari.

Esther publicou o artigo Uma investigação do uso do GeoGebra 3D no estudo de propriedades de poliedros, e Lucas publicou o artigo O desenvolvimento dos Três Mundos da Matemática no estudo de funções trigonométricas com o GeoGebra, que são frutos de seus trabalhos de iniciação científica, nas quais elaboraram, aplicaram e analisaram atividades de ensino sobre Geometria Espacial e Trigonometria com o uso do aplicativo GeoGebra. Os artigos podem ser encontrados no link https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia

Os artigos compõem a edição Dossiê Especial: I Seminário TIC e Educação da Revista Ciência em Evidência, que traz artigos dos trabalhos apresentados no I Seminário TIC e Educação do IFSP Capivari, realizado no ano de 2021.

No processo de desenvolvimento das iniciações científica, os estudantes Esther e Lucas também tiveram a oportunidade de colaborar com o Projeto de Extensão Estudo das dificuldades e defasagens em Matemática 2021, tendo ministrados oficinas sobre os temas pesquisados por eles para estudantes do curso de Licenciatura do IFSP Guarulhos. O prof. Roberto Seidi, um dos orientadores dos trabalhos, destaca a importância da relação entre a pesquisa e a extensão no processo de formação dos futuros professores e sua profunda colaboração com a comunidade.

Projetos de pesquisa sobre o papel e o uso de tecnologias no ensino de Matemática vêm sendo desenvolvidos desde o ano de 2018, sob coordenação dos professores William Vieira, Roberto Seidi Imafuku e Emanoel Fabiano Pereira, docentes do campus Guarulhos, e, com base nos resultados encontrados, são elaborados minicursos e oficinas que visam contribuir com a formação dos futuros professores de Matemática e dos estudantes do Ensino Médio do IFSP. Além disso, as publicações de artigos e participação em congressos e seminários inserem os estudantes no ambiente da pesquisa e pretendem incutir nestes o perfil do professor-pesquisador, perspectiva tão necessária aos docentes do nosso tempo.

O prof. Emanoel Fabiano destaca que, mesmo com a pandemia, os trabalhos de pesquisa e de extensão do grupo permaneceram ativos e renderam muitos resultados importantes para os estudantes, comunidade IFSP e sociedade, e aponta que há muito mais por vir no ano de 2022.

Prof. Dr. William Vieira, membro do GEPEMFOP/IFSP Guarulhos