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GIEMAG - Publicação de livro coescrito por docentes do do IFSP

  • Última atualização em Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 15h56

A Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus Capivari divulga que foi publicado o livro "Uma Abordagem Crítica da Educação Financeira na Formação do Professor de Matemática", coorganizado pela Profa. Dra. Ana Karina Cancian Baroni e que conta com capítulos escrito por ela, pelo saudoso Professor Fleides Teodoro de Lima  ("in memoriam"), por colegas pesquisadores da UNESP Rio Claro e pelos membros do GIEMAG - Grupo Interdisciplinar em Educação, Matemática e Gestão - GIEMAG do IFSP Capivari,  cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa na Plataforma Lattes: espelho do Grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1041983798490823).

 

e-book pode ser acessado gratuitamente no formato ePub (uma sugestão de leitor desse formato está disponível no link: http://www.adobe.com/br/solutions/ebook/digital-editions/download.html). Clique aqui para fazer o download.

Aos interessados, informamos que a obra também encontra-se em versão impressa, e pode ser adquirido no site da editora: https://www.editoraappris.com.br/produto/5822-uma-abordagem-crtica-da-educao-financeira-na-formao-do-professor-de-matemtica

Sobre o livro:

Na última década, ganhou força a ideia de que a Educação Financeira é um componente importante na formação do cidadão brasileiro. Essa compreensão impulsionou a reflexão e a pesquisa em diversas áreas, culminando, inclusive, na presença desse tema no currículo escolar do país, conhecido como Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC aponta o professor de Matemática como um dos principais responsáveis por propagar a Educação Financeira na escola, visto que relaciona essa temática às habilidades e às competências matemáticas. Isso faz com que as discussões sobre a Educação Financeira sejam de interesse dessa disciplina e estejam presentes na formação do professor que a ensinará na educação básica.

Afinal, o que é a Educação Financeira? Por que os brasileiros precisam ter a abordagem dessa temática? Antes, ainda, de qual Educação Financeira precisam? Quais forças e interesses estão por trás desse esforço em fazer dela algo fundamental para a vida em sociedade? Como levar o tema para a escola?

O livro Uma abordagem crítica da Educação Financeira na formação do professor de Matemática traz algumas respostas para essas questões e discute possibilidades para o trabalho com essa temática nos cursos de licenciatura em Matemática, com futuros professores, na expectativa de que eles cheguem às salas de aula da educação básica com um repertório teórico e crítico para contribuir com a formação de um cidadão livre do aprisionamento financeiro e consciente da importância de valorizar práticas que visem à justiça social. 

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