Licenciandas em Matemática do IFSP Guarulhos publicam artigo sobre dificuldades de estudantes em questões sobre áreas e perímetros

• Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 08h39

As estudantes Juliana Souza Menezes (bolsista de Extensão 2020 do IFSP Guarulhos) e Rita de Cássia da Costa Guimarães, do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos, acabam de publicar artigo científico na revista RECeT, Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFSP-Presidente Epitácio.

O artigo intitulado Uma análise das dificuldades de ingressantes no Ensino Médio na resolução de questões sobre área e perímetro é mais um produto do Projeto de Extensão Estudo das dificuldades e defasagens em Matemática 2020/2021, que visa identificar e classificar as principais dificuldades em Matemática dos ingressantes no Ensino Médio do IFSP Guarulhos. O artigo pode ser encontrado no link https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/1721

Os professores Roberto Seidi Imafuku, William Vieira e Emanoel Fabiano Pereira, docentes do campus Guarulhos, têm desenvolvido projetos de extensão e de pesquisa que envolvem a identificação e classificação das dificuldades dos ingressantes no Ensino Médio do IFSP Guarulhos desde o ano de 2018, sempre envolvendo estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Os resultados dessas investigações dão suporte para que os docentes de Matemática do Ensino Médio possam intervir junto aos seus alunos e propor atividades que visem sanar as dificuldades encontradas.

Os professores destacam ainda que o envolvimento de estudantes da Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos nestes projetos contribui para a formação dos futuros professores de Matemática, além de inicia-los em atividades de pesquisa e de extensão, atualmente encarados como fundamentais na prática dos professores da Educação Básica.