Licenciandos em Matemática realizam atividade de extensão com alunos do Ensino Médio do IFSP Guarulhos

• Última atualização em Quinta, 13 de Maio de 2021, 13h37

No último 10 de maio, os licenciandos em Matemática Arthur Pascoal da Silva (IC Voluntária), Leonardo Guarini Biscaino (bolsista de Extensão) e Mackey Henrique Beltoni Rossini de Carvalho (IC Voluntária) ministraram a oficina online Correção da Avaliação Diagnóstica 2021 para os alunos dos 1os anos do Ensino Médio de Mecatrônica e de Informática do IFSP Guarulhos.

Sob a orientação dos professores William Vieira, Roberto Seidi Imafuku e Vinicius Valdivia Hernandez, os licenciandos fizeram a discussão da Avaliação Diagnóstica de Matemática 2021, aplicada no dia 19 de abril, como parte do projeto de Extensão Estudo das Dificuldades e Defasagens em Matemática 2021, que busca identificar se os ingressantes do ensino médio apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem; refletir sobre as causas das dificuldades recorrentes, definindo assim as ações para sanar os problemas. Além disso, o projeto promove uma articulação entre estudantes do curso Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos com os alunos do Ensino Básico.

A experiência foi uma ótima oportunidade para os estudantes esclarecerem suas dúvidas e apresentarem suas próprias formas de resolução dos problemas. Além disso, a turma teve uma boa participação nas discussões e gostou da atuação dos graduandos. Vejam, a seguir, alguns depoimentos:

“Eu gostei bastante! É bem legal saber onde errei ou acertei, fora que as explicações estavam ótimas!” — Maria Carolina, aluna do curso de Informática.

“Achei bem legal, e esclareceu as questões que errei e tive dificuldade ;)” —  Jailson, aluno do curso de Mecatrônica.

“Olá! Foi muito boa! Gostei bastante das explicações e dos "aspirantes a professor" (brincadeira). Foi mto bom!” — Kevin, aluno do curso de Informática.

“Achei muito legal a oficina, foi bem didática e dinâmica, as explicações dos professores foram muito boas, então consegui compreender tudo.” —  Geovanna, aluna do curso de Informática.

Outros estudantes destacaram a importância da oficina em suas formações. Humberto, aluno da Mecatrônica, disse: “Achei interessante, me esclareceu bem as dúvidas que tive, afinal ano passado tive muita dificuldade nas aulas por culpa da pandemia, porém consegui entender melhor como resolver questões como aquelas. Obrigado”. Rodrigo, também da Mecatrônica, valorizou a atividade como uma nova orientação para seus estudos “Achei bem interessante, agora entendo um pouco mais onde estão minhas dificuldades na matemática, que é na interpretação dos problemas, ajudou bastante, já sei onde focar os estudos”.

O professor Vinicius, titular das turmas de 1os anos do Médio e um dos orientadores da oficina, destacou a importância deste tipo de atividade como uma oportunidade dos alunos do Ensino Superior se prepararem para suas futuras atuações em sala de aula. Além disso, reiterou que “os alunos do Ensino Médio do IF aproveitaram muito a oficina!”.

Os professores William Vieira e Roberto Seidi Imafuku, coordenadores do projeto, reiteram o compromisso dos docentes do IFSP Guarulhos com o ensino, a pesquisa e a extensão, e declaram que, com a simbiose entre essas três dimensões, os estudantes do IFSP e a sociedade só têm a ganhar, além de ajudar o IFSP a se consolidar, cada vez mais, como uma instituição de destaque no cenário da educação nacional.

Por fim, destacamos o comentário da estudante Sarah, da Mecatrônica "Adorei a oficina, muito bom rever os conteúdos estudados e aprender com os erros. Continuem trazendo atividades assim! É muito legal e agrega bastante conhecimento😊".  Obrigado Sarah! Fique tranquila, teremos muitas outras oficinas ao longo deste ano!

Prof. MsC. Emanoel Fabiano Menezes Pereira, membro do GEPEMFOP/IFSP Guarulhos.