Licenciandos em Matemática do IFSP Guarulhos publicam artigo científico em Revista de Educação Matemática da UFPE

• Última atualização em Segunda, 10 de Maio de 2021, 12h22

Os estudantes Otavio Paciullo Furquim (bolsista do CNPq) e Gabriel Oliveira Pinto (voluntário de IC), do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos, acabam de publicar artigo científico na revista Em Teia da Universidade Federal de Pernambuco.

O artigo UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO é mais um fruto das investigações de Iniciação Científica realizadas ao longo dos últimos dois anos, que buscou identificar e classificar dificuldades de ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática sobre o conceito e representações de funções, e as implicações que essas dificuldades podem trazer à formação dos futuros professores de Matemática. O artigo pode ser encontrado no link https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/246456

O prof. William Vieira, um dos coordenadores da pesquisa e coautor do artigo, valoriza o papel da pesquisa na formação dos futuros professores de Matemática e aponta que os resultados obtidos nas investigações também proporcionam um aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática e permitem novos olhares sobre as possíveis dificuldades dos novos ingressantes no IFSP Guarulhos.

A investigação que deu origem a este artigo faz parte do projeto de pesquisa Processos de ensino e de aprendizagem em Matemática e suas inovações, coordenado pelos docentes William Vieira, Roberto Seidi Imafuku e Emanoel Fabiano Menezes Pereira, membros do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Formação de Professores - GEPEMFOP do IFSP Guarulhos. O projeto também engloba as linhas de pesquisa Dificuldades e defasagens em Matemática de estudantes do Ensino Médio Técnico Federal e Uso do celular inteligente (smartphone) nas aulas de Matemática: avaliando potencialidades e limitações e têm envolvido dezenas de estudantes do IFSP Guarulhos ao longo dos últimos três anos.

O prof. Roberto Seidi Imafuku aponta que mesmo com todas as dificuldades impostas nos últimos meses pela pandemia, os projetos de pesquisa e de extensão coordenados pelo grupo continuam ativos e produtivos. Destaca ainda que novos trabalhos estão em desenvolvimento e serão submetidos para revistas e congressos ainda neste ano de 2021.

Prof. MsC. Emanoel Fabiano Menezes Pereira, membro do GEPEMFOP/IFSP Guarulhos