Projeto Cultural Edyr de Castro

• Última atualização em Terça, 21 de Julho de 2020, 19h09

Bate papo Mel Duarte
O Projeto Cultural Edyr de Castro, inicialmente pensado na modalidade presencial, tinha a pretensão de promover diálogos culturais entre a comunidade IFiana de Guarulhos e seu entorno, organizando atividades a partir de um repertório bastante diversificado de linguagens artísticas, como: música, poema, batalha de rap, Slam, grafites, teatro, cinema, saraus, quadrinhos, entre outros.

Surpreendidos pelos recentes acontecimentos, pensamos em como dar continuidade a esse Projeto e, ao mesmo tempo, fortalecer nossos laços, promovendo um espaço de acolhimento, mas também de resistência e luta. Entendemos que a cultura é uma das principais ferramentas políticas para a democratização dos espaços, das vozes, dos corpos, dos desejos.

Criamos esse ambiente virtual para dar vazão aos nossos pensamentos, sentimentos, indignações e expectativas. E temos utilizado as redes sociais para promover essas atividades de difusão cultural e interação nesses tempos de isolamento social.

O projeto é coordenado pelas professoras Rita de Cássia Moreno (sociologia) e Aline Binato (biologia) e conta com dois estudantes da licenciatura em Matemática como monitores: Júlio Graça e Lucas Ribeiro.

Nesta quarta-feira, 22/07/2020, às 18h00, por meio da página do Instagram do Projeto Cultural Edyr de Castro, transmitiremos o bate-papo com a poeta, escritora e slammer Mel Duarte, que conversará conosco sobre "Poesia e Arte como resistência: antes, durante e depois da pandemia".

Também participarão da conversa as estudantes Ana Paula Souza (mecatrônica) e Laiany Lopes (informática) que estão na articulação de um coletivo negro no câmpus e a aluna Laysa Lopes (mecatrônica) que juntamente com outros colegas de sua turma participou das apresentações de slam que ocorreram nas atividades do Dia Internacional das Mulheres, em março deste ano. Para mediar essa conversa, teremos a professora Cristiane Santana, de língua portuguesa, que orientou as/os estudantes dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio Integrado na elaboração dos slams.