DIA NACIONAL DA BIBLIOTECA - 09/04/2020

• Última atualização em Quarta, 08 de Abril de 2020, 22h04

banner dia biblio2

Um Decreto brasileiro datado de 09 de abril de 1980 instituiu no país o Dia Nacional da Biblioteca. A comemoração desta data é essencial para relembrarmos a importância da leitura e do papel fundamental que as bibliotecas desempenham.
Neste dia a biblioteca do IFSP Campus Guarulhos selecionou três bibliotecas para fazermos um tour virtual e também indica alguns títulos para leitura que estão disponíveis na Biblioteca Virtual Pearson.
Aproveite esta quarentena com responsabilidade!!!!!!

O primeiro tour é pela LIBRARY OF CONGRESS – Biblioteca do Congresso - EUA
É a Biblioteca Nacional dos EUA e a instituição cultural mais antiga do país.
Site: https://www.loc.gov/

* Selecione o símbolo da engrenagem, clique em legendas e selecione português.

A segunda visita é pela BODLEIAN LIBRARIES – Biblioteca da Universidade de Oxford - Reino Unido
Esta biblioteca já foi utilizada como cenário do filme Harry Potter.
Site: https://www.bodleian.ox.ac.uk/bodley

* Selecione o símbolo da engrenagem, clique em legendas e selecione português.

O terceiro tour vamos pela SEATTLE PUBLIC LIBRARY – Biblioteca Pública de Seattle - EUA
Esta biblioteca é famosa pela sua bela e suntuosa arquitetura.
Site: https://www.spl.org/

* Selecione o símbolo da engrenagem, clique em legendas e selecione português.

Agora estas são as sugestões de leitura que encontramos na Biblioteca Virtual Pearson, lembrando que toda a comunidade do IFSP tem acesso ao conteúdo total da Biblioteca. Dúvidas em como acessar o conteúdo siga as instruções em: http://gru.ifsp.edu.br/index.php/biblioteca.html?showall=&start=1

dia01 O primeiro livro é “A amiga de Leonardo da Vinci” de “Antonio Cavanillas de Blas”

Descrição
A amiga de Leonardo da Vinci é o relato de uma mulher extraordinária, que viveu em uma das épocas mais apaixonantes da História e foi próxima de um dos homens mais fascinantes de todos os tempos. Cecília Gallerani teve a coragem de desprezar um casamento arranjado, tornou-se amante do poderoso Duque de Milão, teve contato com reis, nobres, artistas, religiosos e inventores, presenciou ascensão e queda de reinos. A saga única de uma mulher livre em plena Itália Renascentista.
dia02 O segundo livro é “Nem anjos nem demônios: a humana escolha entre virtudes e vícios “ de “Mario Sergio Cortella, Monja Coen”

Descrição
Como somos nós? Generosos, justos e piedosos? Ou gananciosos, intolerantes e preguiçosos? Nesse livro, Mario Sergio Cortella e Monja Coen trazem a filosofia e a espiritualidade para uma conversa acolhedora sobre aquilo que eleva a vida – as virtudes – e o que desafia a ética – os vícios. Os autores reconhecem suas próprias fragilidades e nos inquietam a pensar: O que torna alguém virtuoso? São as circunstâncias que definem nossa trajetória? Por que ser bom, num mundo que parece cada vez mais se corromper? É possível perdoar sempre ou há atitudes que são imperdoáveis? Há um limite para a prática virtuosa? Como mostram os autores, entre virtudes e vícios, construímos nossa história. Anjos ou demônios, a escolha é de cada um.
dia03

O terceiro livro é “Anne de Green Gables” de “Lucy Maud Montgomery”

Descrição

Se você gostou de Pollyanna, vai se apaixonar por Anne de Green Gables. Quando os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert, de Green Gables, na Prince Edward Island, no Canadá, decidem adotar um órfão para ajudá-los nos trabalhos da fazenda, não estão preparados para o “erro” que mudará suas vidas: Anne Shirley, uma menina ruiva de 11 anos, acaba sendo enviada, por engano, pelo orfanato. Apesar do acontecimento inesperado, a natureza expansiva, sempre de bem com a vida, a curiosidade, a imaginação peculiar e a tagarelice da menina conquistam rapidamente os relutantes pais adotivos. O espírito combativo e questionador de Anne logo atrai o interesse das pessoas do lugar – e muitos problemas também. No entanto, Anne era uma espécie de Pollyanna, e sua capacidade de ver sempre o lado bonito e positivo de tudo, seu amor pela vida, pela natureza, pelos livros conquista a todos, e ela acaba sendo “adotada” também pela comunidade. Publicada pela primeira vez em 1908, esta história deliciosa, que ilustra valores fundamentais como a ética, a solidariedade, a honestidade e a importância do trabalho e da amizade, teve numerosas edições, já tendo vendido mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo. Foi traduzida para mais de 20 idiomas e adaptada para o teatro e o cinema. Mais recentemente, inspirou também a série Anne com E, já com duas temporadas na Netflix.