Alunas da Licenciatura em Matemática – Campus Guarulhos apresentam seus Trabalhos de Conclusão de Curso durante o IV Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos

• Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 14h35

As estudantes Bruna Cappello Martins, Lívia Godinho Simião e Nicolle Anizia Araujo participaram, com apresentação de trabalhos, do IV Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos. Esse Congresso é coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos Interunidades da UNESP de São José do Rio Preto, e foi realizado durante o período de 6 a 8 de novembro de 2019.

Sob a orientação do professor Dr. Rogério Marques Ribeiro as estudantes apresentaram os seguintes trabalhos: (i) Desafios para um aluno cego em um Curso De Licenciatura em Matemática: um estudo de caso sobre os processos de ensino e aprendizagem (Bruna Cappello Martins); (ii) Questões emergentes na formação do professor: uma discussão sobre grupos sub-representados e a Licenciatura em Matemática (Lívia Godinho Simião); e (iii) O Modelo da Escola da Ponte e sua contribuição para as relações entre os diferentes sujeitos da comunidade escolar: uma discussão no âmbito da residência pedagógica (Nicolle Anizia Araujo).

O apoio e auxílio financeiro recebido do IFSP/Campus Guarulhos foi essencial para que as estudantes pudessem participar desse relevante evento na área da Educação, contribuindo para uma formação de qualidade e a inserção das estudantes na carreira acadêmica. O professor Rogério Marques Ribeiro destaca que “é importante que haja o incentivo para que os estudantes participem de eventos dessa natureza, haja vista que essas atividades devem ser percebidas como impulsionadoras da formação dos estudantes em termos de qualificação, da interação social e acadêmica e do contato com diferentes pesquisadores na área da Educação”.

Para as estudantes, a participação no Congresso contribui para o desenvolvimento das pesquisas, a partir das discussões realizadas, e foi considerado uma importante etapa para o processo de constituição de suas identidades.