Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2024, 19h53

Matrícula de estudantes da graduação em disciplinas que já estejam com todas as vagas disponibilizadas preenchidas - 1º semestre de 2023

banner com 01 23

Informo que o Suap não realiza a matrícula de estudantes em disciplinas que já possuam as vagas ofertadas já preenchidas. O critério seguido pelo sistema é o estabelecido no Art. 61 da Organização Didática da Graduação do IFSP (Resolução IFSP n.° 147 de 6/12/2016 disponível em https://drive.ifsp.edu.br/s/otFJ8KUsHR5DQat), onde se estabelece o seguinte:

“(...)
Art. 61. Terá prioridade na matrícula por componente curricular, sucessivamente, o estudante:
I. No ciclo de matrícula correspondente;
II. Com a possibilidade de integralizar o curso no semestre;
III. Aprovado em todos os componentes curriculares dos períodos letivos anteriores;
IV. Em dependência no componente curricular;
V. Que cancelou componentes curriculares;
VI. Reoptante;
VII. Reingressante após trancamento de matrícula;
VIII. Transferido;
IX. Portador de diploma de graduação.
(...)”

O número de vagas de cada disciplina é definido no momento da aprovação da implantação do curso pelo Conselho Superior do IFSP, sendo cadastrado no MEC na sequência. As salas e laboratórios do câmpus são estruturados com base nestes valores, para que estes ambientes pedagógicos atendam adequadamente aos matriculados nas disciplinas.

Desta forma, embora o sistema utilize os critérios apresentados acima, o câmpus sempre realiza a análise dos requerimentos de matrícula (que são inseridos pelos estudantes de acordo com os procedimentos indicados em http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html quando não conseguiram se matricular com o procedimento usual). Nesta etapa, são consultadas as coordenações, os professores e CAE sobre a possibilidade da oferta de vagas extras nos componentes curriculares demandados, sempre objetivando o atendimento satisfatório de toda a turma. Caso as matrículas extras possam ser realizadas, a matrícula é feita manualmente pela CRA.

Neste ano, a análise será realizada entre 06/02/2023 e 17/02/2023, após o período previsto em calendário para o ajuste de matrículas. Apenas quando temos o conhecimento de quantos estudantes estão em cada disciplina podemos analisar a oferta de vagas extras.

Para os estudantes que pretendem fazer a matrícula em disciplinas dos primeiros semestres dos cursos de graduação para a realização de DPs as datas serão outras. Como os cursos superiores do câmpus adotaram exclusivamente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para selecionar os ingressantes 2023-1, precisamos seguir o cronograma publicado em https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/prazos-de-inscricoes-do-sisu-prouni-e-fies-sao-antecipados. Assim, as aulas dos ingressantes dos cursos de graduação, e apenas destes ingressantes, deverão se iniciar apenas no dia 20/03/2023. Seguindo o mesmo procedimento das demais disciplinas, antes do término do período de matrículas não é possível processarmos os requerimentos dos estudantes que já estão cursando.

Desta forma, próximo ao dia 20/03/2023, a mesma análise descrita anteriormente será realizada pela CAE, Coordenadorias e docentes para disponibilizarmos, ou não, vagas extras nestas disciplinas para atender aos requerimentos protocolados.

Peço tranquilidade aos estudantes que estão nestas situações, pois todos os casos são analisados e sempre o câmpus adota uma solução que contemple da melhor forma possível a comunidade acadêmica e a utilização dos recursos públicos disponibilizados.

Para mais informações leia o Comunicado N.º 5/2023 - DAE-GRU/DRG/GRU/IFSP na íntegra:

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 20/01/2023, 18h08

  • publicado
  • 20/01/23
  • 17h33

Retificação Rematrícula 1º Semestre de 2023

banner ret rem 23 1

A Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Guarulhos, informa que está aberto o período de retificação da rematrícula para os cursos superiores, pós-graduação, técnicos concomitante/subsequente.

O aluno deverá acessar o SUAP e verificar se está matriculado em todas as disciplinas que deseja cursar no 1º semestre de 2023.

Caso tenha algum erro ou deseje fazer alguma alteração, o aluno deverá solicitar no período de 16/01/2023 a 31/01/2023 por meio do módulo de requerimento do SUAP, anexando o formulário de rematrícula devidamente preenchido 

Durante esse período, é possível fazer os seguintes procedimentos:
-Rematrícula fora de prazo;
-Inclusão de disciplinas;
-Exclusão de disciplinas.

Tutorial para abertura de requerimentos SUAP - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html

Qualquer dúvida sobre o procedimento de retificação da rematrícula, entre em contato com o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Grades Horárias

Qualquer dúvida sobre quais disciplinas escolher, entre em contato com a Coordenação de seu curso através dos Emails:

Automação Industrial (Cursos técnicos)

Prof. Rodrigo Sislian
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Automação Industrial (Cursos superiores)

Prof. Alexandre dos Santos Ribeiro
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Engenharia de Controle e Automação

Prof. Mauro Villa D Alva
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Informática (Cursos superiores)

Prof. Joel Dias Saade
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Matemática (Cursos superiores)

Prof. Cesar Ricardo Peon Martins
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação

Prof. Alexandra Aparecida de Souza
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 17/01/2023, 09h13

  • publicado
  • 17/01/23
  • 09h11

Comunicado aos alunos do ADS

comunicado ads ac

As Atividades Complementares já podem ser submetidas pelo Moodle. O prazo é de: 14/06 a 28/07/2023.
Prof. Joel Saade

 

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 13/06/2023, 20h52

  • publicado
  • 30/12/22
  • 14h06

Cursos de Extensão – 1º semestre 2023 - Edital Nº 685/2022 - Resultado Final

banner_cur_extensao.png

A Diretoria-Geral do Câmpus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Coordenadoria de Extensão, torna público o resultado final das  inscrições para  os nossos cursos de extensão, conforme instruções do Edital N° 685, de 22 de dezembro de 2022. As inscrições iniciaram-se em 30 de dezembro de 2022 e encerraram-se em 25 de janeiro de 2023, exclusivamente online. Os cursos iniciam a partir de Fevereiro/2023. Confira o resultado final:


Leia o Edital:

Edital Nº 001/2023, de 10 de janeiro de 2023 - Errata do Edital N° 685/2022 :

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 01/02/2023, 18h02

  • publicado
  • 29/12/22
  • 20h03

Rematrícula 1º Semestre de 2023

banner rem1 23

Caro(a) aluno(a),

A Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Guarulhos, informa que está aberto o período de rematrícula online para os cursos superiores, de pós-graduação, cursos técnicos concomitante/subsequente e cursos integrados ao Ensino Médio.

A rematrícula deve ser solicitada via sistema acadêmico SUAP entre os dias 03/01/2023 à 15/01/2023.

Instruções para realizar a rematrícula 

Caso você não consiga realizar a rematrícula seguindo os passos acima, pedimos que preencha o formulário disponível abaixo e realize o envio do formulário preenchido através do sistema de requerimentos do SUAP, seguindo as instruções disponíveis no link - http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html

Grades Horárias

Alunos com matrícula trancada devem efetuar a rematrícula e caso queira manter o trancamento, informar no formulário de rematricula!!

Qualquer dúvida sobre o procedimento de rematrícula, entre em contato com o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Qualquer dúvida sobre quais disciplinas escolher, entre em contato com a Coordenação de seu curso através dos Emails:

Automação Industrial (Cursos técnicos)

Prof. Rodrigo Sislian
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Automação Industrial (Cursos superiores)

Prof. Alexandre dos Santos Ribeiro
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Engenharia de Controle e Automação

Prof. Mauro Villa D Alva
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Informática (Cursos superiores)

Prof. Joel Dias Saade
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Matemática (Cursos superiores)

Prof. Cesar Ricardo Peon Martins
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação

Prof. Alexandra Aparecida de Souza
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 26/12/2022, 11h35

  • publicado
  • 26/12/22
  • 10h55

Estudante: participe da avaliação da Política de Assistência Estudantil

Assistencia estudantil_2022.jpg

A ação visa aprimorar as ações e estratégias da Política de Acesso Estudantil. Para maiores informações, acesse aqui e para responder o questionário acesse aqui. 

Sua participação é muito importante para nós.

 

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 20/12/2022, 13h58

  • publicado
  • 20/12/22
  • 13h57

Comunicado importante sobre os estágios

Banner Estagios Recesso

Comunicamos aos interessados que em razão do recesso previsto no Calendário Acadêmico de 2024 e das férias docentes em janeiro de 2025, os processos relativos aos estágios, sejam novos contratos ou aqueles que estão em curso, serão tramitados pela Coordenadoria de Extensão até às 19h00 do dia 13 de dezembro de 2024 e retomados às 08h00 do dia 03 de fevereiro de 2025.
Os novos estágios deverão ter data de início a partir de 10 de fevereiro de 2025, uma vez que não assinamos documentos com data retroativa.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 12/11/2024, 14h30

  • publicado
  • 12/12/22
  • 22h47

Ação de Internacionalização no Câmpus Guarulhos - visita técnica da Universidade Pascual Bravo

Visita Pascual Bravo 2 .jpeg

O câmpus Guarulhos recebeu em visita técnica, nesta quarta-feira (07/12/22), dois diretores, um docente, um administrativo e dez estudantes da Universidade Pascual Bravo de Medellyn, Colômbia. O encontro foi uma experiência enriquecedora, possibilitando a troca cultural e de expertise. A programação da visita técnica no câmpus foi organizada pela Profa. Ms. Elizabete Rubliauskas Giachetti, representante Arinter do câmpus e Prof.Dr Wilson Carlos da Silva Junior.

A programação contou com a fala de boas-vindas de  Ricardo Agostinho de Rezende Junior -  Diretor-Geral do câmpus, Diego Azevedo Siviero - Diretor Adjunto Educacional e Prof.Dr. Wilson Carlos da Silva Junior que desenvolve projeto de pesquisa em parceria com a instituição Pascual Bravo com a qual temos um Memorandum of Understanding.

Na sequência, Elizabete Rubliauskas Giachetti fez uma apresentação sobre a estrutura multi-campi do IFSP, destacou os cursos oferecidos no câmpus, discorreu sobre a infraestrutura e principais características dos docentes e discentes que constituem a comunidade IFSP/Guarulhos.

Depois, tivemos a apresentação do Prof. Dr Marcelo Kenji Shibuya no laboratório de energia fotovoltaica do câmpus. O Prof. Ms. Rogério Daniel Dantas falou sobre a Oficina 4.0 e os projetos desenvolvidos. A curiosidade  e encantamento dos estudantes colombianos era facilmente perceptível. Então, tivemos a oportunidade de socialização, bater um papo e conhecer a equipe técnica e os estudantes de modo mais informal com um coffee break.

Antes de iniciarmos a visita aos laboratórios, contamos com a apresentação do Prof. Dr. Thiago Schumacher Barcelos que discorreu sobre os cursos de pós-graduação e os projetos de  pes-quisa desenvolvidos no câmpus. O Sr. Jorge Alejandro Matta Herrera, vice-reitor de Ensino da Pascual Bravo, também fez uma apresentação sobre a instituição.

Conhecer o laboratório Oficina 4.0, Maker, de Robótica, de Controle de Processos, etc ouvir atentamente as explicações dos professores e observar os equipamentos e materiais geraram nos estudantes colombianos expressões de contentamento, deixando evidente a importância da visita técnica como atividade didática de grande contribuição para a complementação da formação acadêmica.

Agradecemos a todos que participaram dessa ação e ficamos com vontade de estreitar ainda mais a troca cultural e de projetos com a instituição Pascual Bravo.

Confira algumas imagens da visita:

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 12/12/2022, 23h26

  • publicado
  • 09/12/22
  • 22h11

Comunicado aos alunos do ADS

Banner CADS 01

Reunião no dia 12/12/2022, às 19h no auditório (prédio E) sobre Atividades Complementares e o novo curso ADS.
Prof. Joel Saade

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 09/12/2022, 16h46

  • publicado
  • 09/12/22
  • 16h46

Resultado Final e Convocação para Matrículas: Processo Seletivo - Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação - 1º Semestre de 2023

banner_pos_19.png

A Comissão de Seleção para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação divulga a homologação das inscrições e Pontuação Preliminar da Primeira Etapa:

 
A Comissão de Seleção para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação divulga o resultado da análise de recursos da homologação das inscrições, Pontuação Final da Primeira Etapa.
 
A Comissão de Seleção para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação convoca os seguintes candidatos para entrevista:
 
A Comissão de Seleção de Alunos para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação informa o resultado preliminar da Pontuação Final: 
 
A Comissão de Seleção de Alunos para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistemas de Informação informa o Resultado Final e convocação para matrículas referentes ao Processo Seletivo regido pelo Edital N° GRU.0035/2022: 
 

O processo seletivo envolve análise curricular e entrevista, que será realizada entre 13/02/2023 e 16/02/2023.



 

CRONOGRAMA GERAL DO PROCESSO SELETIVO

Atividade

Data

Período de Inscrições              

05/12/2022 a 31/01/2023

Homologação das Inscrições e Pontuação Preliminar da Primeira Etapa

06/02/2023 após às 17h

Publicado em 06/02/2023 às 17h16

Apresentação de recursos da homologação das inscrições

07 e 08/02/2023

Resultado da análise de recursos da homologação das inscrições e Pontuação Final da Primeira Etapa

10/02/2023 após às 17h

Publicado em 10/02/2023 às 17h32

Divulgação das datas/horários das

entrevistas e respectivos convocados

10/02/2023 após às 17h

Publicado em 10/02/2023 às 17h32

Período de entrevistas 

13/02 a 16/02/2023

Divulgação do resultado preliminar 

17/02/2023 após às 17h (Publicado excepcionalmente em 18/02/2023 às 17h05 devido a falta de energia elétrica motivada por problemas técnicos na cabine primária do Câmpus)

Recurso sobre o resultado preliminar

23/02 e 24/02/2023

Divulgação da análise dos recursos e resultado final

28/02/2023 após às 17h 

Publicado em 28/02/2023 às 19h13

Matrículas

01/03/2023 a 03/03/2023*

*As matrículas serão feitas pelo e-mail da Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

A matriz curricular e demais informações sobre a estrutura do curso estão disponíveis em http://gru.ifsp.edu.br/index.php/pos-graduacao/gestao-de-sistemas-de-informacao.html

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 28/02/2023, 19h13

  • publicado
  • 05/12/22
  • 19h45
Fim do conteúdo da página