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Coordenadoria de Contabilidade e Finanças
Cronograma para pagamentos 2023: Ações Universais, Assistência Estudantil e Bolsas:
Cronograma para pagamentos 2023: faturas e notas fiscais diversas:
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Última atualização em 24/11/2022, 21h59
- publicado
- 24/11/22
- 21h28
Lab IFMaker
Histórico
O projeto de implantação de Laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica teve início em 2020, por meio da SETEC/MEC, com o objetivo de promover o ensino maker. O projeto busca incentivar estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos a refletir sobre a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos e como ela pode ser aplicada nos laboratórios, como suporte ao processo de ensino-aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. O objetivo é permitir que os estudantes sejam protagonistas em seu próprio aprendizado e que o envolvimento com as necessidades da sociedade seja estimulado.
O Lab IFMaker Guarulhos começou suas atividades em fevereiro de 2022 em um espaço de 32,61 m2, na sala G08-A, aberto para uso tanto pela comunidade interna quanto externa ao câmpus. O espaço do Lab IFMaker compreende o laboratório de informática e um espaço de coworking. No primeiro semestre de 2023 o Lab IFMaker teve um aumento no número de equipamentos com recursos obtidos por meio de proposta do câmpus Guarulhos contemplada na segunda fase do Edital 35/2020-SETEC/MEC. Dentre os novos equipamentos encontram-se impressoras 3D, incluindo variações de porte, além de 15 notebooks, scanner, cortadora a laser CNC e fresadora CNC.
Instruções para agendamento
- Para agendar o uso de equipamentos ou espaços do Lab IFMaker é necessário preencher o formulário abaixo com pelo menos 24 horas de antecedência do horário de uso pretendido.
- Para agendamentos nas segundas-feiras, é necessário fazer o agendamento na semana anterior.
- O usuário (estudante, docente ou técnico-administrativo) DEVE aguardar a confirmação do agendamento por e-mail.
O procedimento de agendamento tem regras específicas conforme seja desejado o uso de equipamentos ou apenas dos espaços:
O uso dos equipamentos é autorizado para docentes, estudantes e técnico-administrativos. Todos os equipamentos estão sujeitos a disponibilidade e devem ser utilizados exclusivamente nas dependências do Lab IFMaker. Além disso, é obrigatório que o uso dos equipamentos seja supervisionado pelos bolsistas do laboratório e/ou técnicos de laboratório do câmpus.
O uso do espaço do Lab IFMaker é autorizado para docentes, estudantes e técnico-administrativos que desejam realizar algum projeto de ensino, pesquisa ou extensão formalizado nas instâncias competentes do IFSP com um estudante ou grupo de estudantes, para uso ocasional ou contínuo. O espaço do Lab IFMaker conta com 15 computadores desktop, sala de reuniões, datashow e quadro branco.
Formulário para agendamento de equipamentos ou espaços do Lab IFMaker
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Última atualização em 27/05/2024, 20h44
- publicado
- 04/10/22
- 15h32
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Última atualização em 03/08/2022, 20h44
- publicado
- 03/08/22
- 20h22
Teletrabalho - 2023
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Última atualização em 24/02/2023, 20h13
- publicado
- 23/06/22
- 17h24
Agenda do Diretor
Aqui você acompanha as atividades do Professor Ricardo Agostinho de Rezende Junior, o Diretor-Geral do Câmpus Guarulhos do IFSP. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos seguintes meios:
Telefone para contato: (11) 2304-4255
E-mails para contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Clique no link abaixo para acessar a agenda de atividades do Diretor-Geral no e-Agendas:
e-Agenda - Sistema Eletrônico de Agendas do Poder Executivo Federal
Clique no link abaixo para acessar a agenda de atividades do Diretor-Geral no Google Agendas:
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Última atualização em 09/02/2023, 17h32
- publicado
- 07/06/22
- 10h04
Publicações
Revista NAPNE
2015 (pág.21) Link: https://drive.ifsp.edu.br/s/JF0khyyBWD5Yb5O#pdfviewer
2016 (pág.35) Link: https://drive.ifsp.edu.br/s/jLPcb5IneNrq6mm#pdfviewer
2017 (pág.20) Link: https://www.ifsp.edu.br/images/pdf/Noticias/RevistaNapne2017_V3-1.pdf
2018 (pág.25) Link: https://www.ifsp.edu.br/images/pdf/Nucleos/Napne/NovoRelatorioNapne2018_FINAL.pdf
2019 (pág.21) Link: https://www.ifsp.edu.br/images/pre/Napne_em_Acao_2019.pdf
2020 (pág. 31) Link: https://drive.ifsp.edu.br/s/6n7kyCtK0flbSTO#pdfviewer
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Última atualização em 07/06/2022, 16h03
- publicado
- 01/06/22
- 17h10
Formação
Programações para formação |
Status |
1. Roda de conversa com casal Surdocego Cláudia Sofia e Carlos Jorge com a turma da Licenciatura de Matemática. Mediação: Professora Maly. Guia-interpretação: Pérola Juliana de Abreu Medeiros. |
Realizado |
2. Palestra sobre Libras e o contexto educacional na "Exposição Anual de Tecnologia, Educação, Cultura, Ciências e Arte - EXATECA 2022“. |
Realizado |
3. Palestra: Práticas Pedagógicas Inclusivas: Plano de ensino individualizado. Palestrante: Professora Doutora Judith Almeida, do IFMG Câmpus Avançado Piumhi |
10/11/2022 às 18h30, no canal do Youtube do Câmpus Guarulhos, acesse aqui |
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Última atualização em 09/11/2022, 13h51
- publicado
- 01/06/22
- 17h08
Metas
Metas |
Resultados |
1. Promover contextos de formação continuada inclusiva para docentes do campus; |
Em Andamento |
2. Realizar eventos (encontros, palestras etc) para discussão e reflexão sobre o tema inclusão, tendo como público-alvo a comunidade externa e interna do campus; |
Em Andamento |
3. Consolidar banco de dados com informações atendidos pelo NAPNE por meio do formulário atualizado; |
Em Andamento |
4. Participar do processo de contratação de profissionais para alunos que demandam atendimento especializado; |
Em Andamento |
5. Promover momentos de formação para os membros do núcleo; |
Em Andamento |
6. Encontros com alunos e alunas atendidos pelo Napne. |
Em Andamento |
7. Tornar o campo do NAPNE no site acessível em Libras. |
Previsto para o 2° semestre/22. |
8. Tornar todo o site do campus acessível em libras. |
Previsto para o 2° semestre/22. |
9. Implementar comunicação em QR Code nos espaços do campus com vídeos em libras identificando o local e sua finalidade. |
Previsto para o 2° semestre/22. |
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Última atualização em 01/06/2022, 16h56
- publicado
- 01/06/22
- 16h56
Calendário
MARÇO |
ABRIL |
MAIO |
JUNHO |
JULHO |
21/03 - Dia Internacional da Síndrome de Down |
02/04 - Dia mundial de Conscientização sobre o Autismo |
27/05-Dia Mundial da Esclerose Múltipla |
18/06-Dia do Orgulho Autista |
17/07 - Dia Internacional da Justiça |
|
23/04 - Dia Nacional de Educação do Surdo |
|
27/06 - Dia Internacional do Surdocego |
|
AGOSTO |
SETEMBRO |
OUTUBRO |
NOVEMBRO |
DEZEMBRO |
22/08-Dia da Deficiência Intelectual |
10/09-Dia Universal da Libras |
10/10-Dia Nacional e Mundial da Saúde Mental |
20/11 - Dia Nacional da Consciência Negra |
03/12-Dia Internacional da PcD |
30/08-Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Múltipla |
21/09 - Dia Nacional da Luta das PcD |
11/10-Dia Nacional da PcD Física |
|
05/12-Dia Nacional da Acessibilidade |
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26/09 - Dia Nacional do Surdo |
11/10-Dia Nacional da PcD Física |
|
10/12-Dia da Declaração Uni. dos Direitos Humanos |
|
|
|
|
13/12-Dia Nacional do Cego |
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Última atualização em 01/09/2023, 23h19
- publicado
- 01/06/22
- 16h52
Legislação
Portaria n° 38, de 16/02/2022 – Dispõe sobre o regulamento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne);
Instrução Normativa PRE n° 1, de 20/03/2017 Estabelece orientações para identificação e acompanhamento, pelo Napne, do estudante com necessidades específicas.
Guia Materiais Acessíveis – Elaboração de materiais educativos acessíveis
Legislação Nacional
Referências Nacionais:
Constituição da República Federativa do Brasil (1988) - No artigo 208, estabelece que é dever do Estado garantir “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”;
Lei nº 7.853 (1989) - Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência;
Lei nº 8.069 (1990) - Estatuto da Criança e do Adolescente;
Lei nº 9.394 (1996) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
Decreto nº 3.298 (1999) - Regulamenta a Lei nº7.853 e dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência;
Lei nº 10.048 (2000) - Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, dentre elas pessoas com deficiência;
Lei nº 10.098 (2000) - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida;
Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001);
Resolução CNE/CP Nº1 (2002) - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena;
Lei nº 10.436 (2002) - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras;
Decreto nº 5.296 (2004) - Regulamenta as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida;
Decreto nº 5.626 (2005) - Regulamenta a Lei nº 10.436, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras;
Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2007);
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008);
Resolução Nº 4 CNE/CEB (2009) - Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial;
Decreto nº 7.611 (2011) - Dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado;
Lei nº 12.764 (2012) - Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista;
Nota Técnica nº 04 / 2014 / MEC / SECADI / DPEE - Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar;
Plano Nacional de Educação (2014);
Lei nº 13.146 (2015) - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência);
Base Nacional Comum Curricular (2018);
Decreto nº 9.465 (2019) - Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação, criando a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, extinguindo a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). A nova pasta é composta por três frentes: Diretoria de Acessibilidade, Mobilidade, Inclusão e Apoio a Pessoas com Deficiência; Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos; e Diretoria de Políticas para Modalidades Especializadas de Educação e Tradições Culturais Brasileiras
Legislação Internacional:
Declaração Mundial de Educação Para Todos (1990);
Declaração de Salamanca (1994) - Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais;
Decreto nº 3.956 (2001) - Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência;
Decreto nº 6.949 (2009) - Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007;
Declaração de Incheon (2015) - Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos;
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2015) - Propõe como objetivo assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
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Última atualização em 01/06/2022, 17h39
- publicado
- 01/06/22
- 16h26
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