Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Técnicos > Técnico em Automação Industrial
Início do conteúdo da página

Técnico em Automação Industrial

Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2024, 05h27

banner_sobre.png

O técnico em Automação Industrial compreende o mundo do trabalho e os processos produtivos que o transformam a partir da integração entre os conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais. Exerce a cidadania com o reconhecimento da diversidade étnico-racial e de gênero, respeitando os direitos humanos, contribuindo para a inclusão social e para o desenvolvimento sustentável. Apresenta visão global e local do contexto sócio-político. Intervém no mundo do trabalho e acompanha as constantes mudanças tecnológicas com visão crítica, criativa e inovadora buscando melhorar a produtividade e a qualidade destas a partir de uma visão humanista e ética. Desenvolve e integra soluções para sistemas de automação visando à medição e ao controle de variáveis em processos industriais, considerando as normas, os padrões e os requisitos técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente. Emprega programas de computação e redes industriais no controle de processos industriais. Planeja, controla e executa a instalação e a manutenção de equipamentos automatizados e/ou sistemas robotizados para controle de processos industriais. Realiza medições, testes e calibrações em equipamentos eletroeletrônicos empregados em controle de processos industriais. Instala, configura e opera tecnologias de manufatura aditiva, sistemas ciberfísicos e processos de produção com internet das coisas. Reconhece tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações digitais na sociedade. Realiza especificação, projeto, instalação, medição, teste, diagnóstico e calibração de equipamentos e sistemas automatizados. Executa procedimentos de controle de qualidade, operação e gestão de sistemas automatizados e controle de processos.
O curso tem duração de três semestres/módulos e ao final do 2º módulo, quando aprovado, o aluno terá direito a receber o Certificado de Instrumentista Industrial.
Após a conclusão de todos os módulos, receberá o Diploma de Técnico em Automação Industrial.

Detalhes do curso

Nome do curso: Técnico em Automação Industrial

Modalidade: Curso Técnico de Nível Médio Concomitante/Subsequente

Forma de oferta: Presencial

Duração: Três semestres

Período: Noturno

Coordenador do curso: Prof. Me. Caio Cesar Jacob Silva

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contato com o coordenação do curso: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .


 *Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Campus.

Salas de aula 1º semestre de 2024
Regulamento de uso dos laboratórios
Barra_Grade_TAU.png

Grade Curricular Reformulada - Resolução n.º 194/2023
Matriz de Equivalência da grade de 2016 para a de 2022
Projeto Pedagógico de Curso - 2023

Barra_TAU.png       

Nova Organização Didática da Educação Básica

Barra Imagens

banner fotos

Fim do conteúdo da página