Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Técnico Integrado ao Ensino Médio > Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio (em processo de extinção)
Início do conteúdo da página

Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2024, 13h59

banner info2

banner sobre

Perfil do egresso

Ao final dos quatro anos o estudante do curso Técnico em Informática para Internet na forma integrada ao Ensino Médio, estará habilitado para atuar como desenvolvedor de sistemas para internet e fazer integração entre o desenvolvimento e as operações bem com o suporte de primeiro e segundo nível, por meio dos conhecimentos e das técnicas de desenvolvimento e de infraestrutura tornando-o apto a entregar soluções completas aplicando critérios de ergonomia, usabilidade e acessibilidade.

O profissional em informática para internet adquirirá competências em desenvolver sistemas (front-end e back-end), com o uso das linguagens compiladas ou interpretadas, com ou sem o paradigma de orientação a objetos, além de ter as habilidades para criar e manter bancos de dados, aplicar técnicas de engenharia de software, montar e fazer a manutenção de computadores, implantar redes e servidores, bem como aplicar políticas de segurança da informação em ambientes de TI.

O profissional formado em informática para internet poderá atuar em empresas de pequeno, médio e/ou grande porte. Elas podem ser públicas ou privadas, de desenvolvimento de sistema ou de operações em informática, empresas de consultoria e treinamento em informática ou como autônomo, prestando assessoria para empresas e usuários particulares.

Objetivo Geral:

O curso Técnico em Informática para Internet na forma integrada ao Ensino Médio tem como objetivo geral propiciar ao aluno um aprofundamento nos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, aprimorando-o como pessoa humana, garantindo a preparação básica para o trabalho e a cidadania, com habilidade técnica, ética, responsabilidade social e espírito crítico, para atuar na área de Tecnologia da Informação. O aluno desenvolverá habilidades como programar sistemas e páginas para Web para empresas de pequeno e médio porte, bem como serviços de suporte e manutenção em redes e elaborar soluções seguras quanto ao armazenamento e recuperação de informações. Além disso, o egresso poderá atuar como empresário ou empreendedor em Tecnologia da Informação oferecendo consultoria para desenvolvimento, implantação e suporte de sistemas computacionais.

Ficha técnica do curso:

Técnico em Informática para Internet na forma Integrada ao Ensino Médio

Campus

Guarulhos

Modalidade

Presencial

Previsão de abertura do curso

Fevereiro de 2019

Turno

Diurno ou Vespertino

Duração

4 anos

Vagas Anuais

40 vagas

Nº de semestres

8 semestres

Carga Horária Mínima obrigatória

3388 horas

Estágio Curricular Supervisionado

150 horas (optativo)

Carga horária optativa

127 horas

Carga horária máxima

3515 horas

Carga Horária a Distância, quando for o caso.

Não aplicável para esse curso

Duração da Hora-aula

50 minutos

Duração do semestre

19 semanas

Trabalho de Conclusão de Curso

Não aplicável para esse curso

 *Os calendários estão sujeitos a mudanças, em virtude de novas discussões que poderão ocorrer na próxima reunião do Conselho de Campus.

Horários 1º semestre de 2024
Salas de aula 1º semestre de 2024









Nova Organização Didática da Educação Básica

duvidas sugestao
coordenacao_informá
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

banner imagens

banner fotos integrado

Fim do conteúdo da página