Página inicial > Últimas Notícias > Captação de necessidades, demandas e/ou oportunidades para criação de programas e projetos de extensão

• Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 16h02
  • Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 21h38

Banner_Captação_Proj_Ext.png

A extensão universitária, ao longo dos anos, tem sido reconhecida como uma ponte vital entre as instituições de ensino superior e a sociedade, fornecendo um canal para a aplicação prática do conhecimento acadêmico. Em 2018, essa interação foi consolidada quando o Conselho de Educação Superior aprovou a Resolução n. 7, estipulando que a extensão deve ser integrada na matriz curricular, alinhada à pesquisa e voltada para a interação entre universidades e comunidade.

A curricularização da extensão é, assim, um imperativo, pois visa a incorporação de abordagens multidisciplinares, conectando-se com diversos temas de formação conforme estipulado nos Projetos Pedagógicos de Curso. Neste cenário, o IFSP, por meio da resolução normativa nº 5/2021, destacou a composição e estruturação dos programas e projetos de extensão, enfatizando a centralidade dos estudantes como agentes principais e a importância de atender às necessidades da sociedade (IFSP, 2021).Para atender esta demanda o projeto pedagógico do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi reformulado para viabilizar a curricularização da extensão no IFSP Campus Guarulhos, fortalecendo a ligação entre a universidade e a comunidade. No início de 2023 os estudantes trabalharam na construção de uma página que apresentava as possíveis ações de extensão que podemos oferecer aos demandantes. O presente projeto propõe a formulação de um instrumento de diagnóstico e planejamento, firmando o entendimento do IFSP Campus Guarulhos sobre a curricularização da extensão, assim como orientando os potenciais proponentes sobre como trazer suas demandas e, finalmente, fornecendo uma base sólida para a discussão, formulação e implementação de futuros projetos de extensão.
Como etapa inicial, foi disponibilizado um formulário online para coletar as necessidades, desafios e oportunidades em instituições ou departamentos externos. Este formulário ficará disponível da 0h do dia 19 de setembro de 2023 até 03 de novembro de 2023 às 23h59. Acesse o formulário através do seguinte link: https://forms.gle/UGmeginbFPaNf42i6

Os estudantes irão disponibilizar no canal oficial no Youtube do IFSP Campus Guarulhos vídeos de orientação sobre o que é extensão, como submeter sua demanda e de que ações de extensão podem realizar nos projetos.
Haverá lives durante o período de coleta para esclarecer dúvidas  sobre o processo de coleta de demandas;
Os estudantes e o docente durante o período de coleta poderão realizar visitas agendadas às instituições e ou departamentos.
Assista a live realizada em 28 de setembro de 2023, apresentada pelo professor Robson Ferreira Lopes, docente do Campus Guarulhos do IFSP: