IFSP - PROFESSORES
VIVÊNCIAS COM ESPORTES PARALÍMPICOS
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES FÍSICAS QUE FAVORECEM A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE: INTEGRAÇÃO, SOCIABILIZAÇÃO, INCLUSÃO E RESPEITO
Os Jogos Parapan-Americanos, realizados na cidade de Lima no Peru, encerraram-se no dia 01 setembro, com uma participação marcante dos atletas brasileiros. De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro, “o Brasil entrou para história com recorde de conquistas. Após nove dias de disputas, nossos atletas chegaram à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país somou tantas vitórias em uma única edição de Parapan”. No período dos Jogos, os alunos dos Terceiros anos dos Cursos Médio Integrado em Mecatrônica e Médio Integrado em Informática, conheceram e vivenciaram, de modo adaptado, um pouco das modalidades Paralímpicas nas aulas de Educação Física. Algumas delas foram propostas pela professora da disciplina, Profa. Dra. Fabiana Fernandes de Freitas, como o Voleibol Sentado (praticado por pessoas com deficiencia física) e o Goalball (para pessoas com deficiencias visuais), e outras organizadas em grupos pelos alunos. Nesse momento pudemos contar com o apoio do Núcleo de Apoio as pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFSP Guarulhos, que prontamente nos auxiliaram na tarefa de conseguir cadeiras de rodas, de modo que modalidades como o Parabadminton, o Tênis em cadeira de rodas, a Bocha, e o Atletismo (corrida e arremesso de peso) pudessem ser vivenciados pelos alunos aproximando-os da realidade, das sensações e desafios com os quais as pessoas com deficiências se deparam no dia-a-dia, ao mesmo tempo em que, por meio do esporte, também nos mostram outros caminhos de superação e formas de vencer!
Atividade realizada no período de: 22/08 a 05/09/2019.
Agradecimentos:
Ao NAPNE: “Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas"
Professores: Abner Silva Xavier e Claudemir Claudino Alves, por viabilizarem os contatos e o transporte das cadeiras;
À Prefeitura de Guarulhos / Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão:
Antonio Messias dos Santos (Subsecretário); Daniella Reis (Chefe de divisão); Maria Costa Ramos (Chefe de seção técnica), por cederem quatro cadeiras de rodas;
À aluna Thaynara Oliveira Barbosa da Silva, pelo empréstimo de uma cadeira de rodas.
Referência:
BRASIL. Confira os resultados dos brasileiros nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Comitê Paralímpico Brasileiro. Disponível em: http://www.cpb.org.br/noticia/detalhe/2532/confira-os-resultados-dos-brasileiros-nos-jogos-parapan-americanos-de-lima-2019. Acesso em: 10/09/2019.
Registrado em: IFSP - PROFESSORES
Última atualização em 04/08/2021, 09h14
- publicado
- 13/09/19
- 11h41
BANCO DE WELLS - PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
ALUNOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL CONSTROEM EQUIPAMENTO DE AVALIAÇÃO FÍSICA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Equipe:
Vinicius Barbosa dos Anjos;
Gustavo Machado Leão Pereira;
Orlando Fonseca Ravagnani;
Matheus Duarte Capiotto.
Coordenadores: Prof. Me. Claudemir Claudino Alves; Profa. Dra. Fabiana de Freitas Brandão
Início do Projeto: 11/06/2019
Término do Projeto : 25/06/2019
Os alunos Orlando Fonseca Ravagnani, Vinicius Barbosa dos Anjos, Gustavo Machado Leão Pereira e Matheus Duarte Capiotto, sob a orientação do Prof. Me. Claudemir Claudino Alves, construíram um Banco de Wells, para ser utilizado nas aulas de Educação Física.
Um dos temas trabalhados no 2º. Bimestre nas aulas de Educação Física dos terceiros anos dos Cursos do Ensino Médio Integrado em Informática e Ensino Médio Integrado em Mecatrônica foi a Avaliação Física. O tema está voltado tanto para o acompanhamento de treinamentos de atletas e praticantes de atividades físicas, de modo geral, como para obter indicadores voltados para a saúde. Especialmente no que se refere à avaliação da capacidade física flexibilidade, temos um teste muito utilizado, devido à sua credibilidade e facilidade de execução para avaliá-la, conhecido como teste de Sentar e Alcançar de Wells. No entanto, é necessário o uso de um equipamento específico.
A responsável pela disciplina, Profa. Dra. Fabiana de Freitas Brandão, apresentou a proposta ao Prof. Me. Claudemir Claudino Alves que analisou o projeto do Banco de Wells e passou a desenvolvê-lo com os alunos do Curso de Tecnologia em Automação Industrial. O Banco é composto de uma caixa de madeira, com medidas próprias, sendo a parte superior mais alongada, e uma fita métrica ou escala numérica em centímetros gravada na superfície da caixa.
O equipamento já foi utilizado na avaliação física da flexibilidade dos alunos dos terceiros anos dos cursos Médio Integrado e com as alunas que frequentam o curso de Extensão de Pilates de Solo.
O Banco de Wells ficará disponível para utilização no campus. Seguem fotos da construção e utilização do equipamento.
Registrado em: IFSP - PROFESSORES
Última atualização em 15/08/2019, 09h54
- publicado
- 15/08/19
- 09h41
Redes Sociais