PIBIFSP

Última atualização em Quinta, 19 de Novembro de 2020, 12h04

banner pibifsp

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (PIBIFSP) tem como objetivos despertar a vocação científica entre os estudantes de nível médio e superior através da participação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

A interação entre pesquisadores produtivos e alunos de diferentes níveis de ensino visa proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o pensamento científico, crítico e criativo, o interesse pela pós-graduação e o surgimento de grupos de pesquisa no IFSP.

Edição 2021

Estão abertas, de 16/11/2020 a 07/12/2020, as inscrições de projetos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (PIBIFSP) para o ano de 2021. Este processo é gerenciado pela Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus Guarulhos (CPI/GRU).

A principal novidade este ano é que o processo de inscrição e avaliação dos projetos será totalmente conduzido via SUAP, no novo módulo SUAP Pesquisa. Assim, a ficha de inscrição e o projeto, que eram feitos em Excel/Word, serão inseridos diretamente no sistema a partir de agora, apesar dos modelos originais continuarem disponíveis. Ainda, os prazos de execução do projeto e de entrega de relatórios parcial e final foram ajustados de acordo com o calendário acadêmico previsto para 2021 (vigência da bolsa de 22/03/2021 a 21/12/2021, com relatório parcial em 26/07 e do relatório final em 21/12).

Para acesso à inscrição do projeto, deve-se acessar no menu do SUAP o item Pesquisa --> Projetos --> Submeter Projetos, e buscar na lista o edital do Câmpus Guarulhos.

Um detalhe importante é que todo proponente deve se cadastrar como pesquisador (item Pesquisa --> Projetos --> Tornar-se pesquisador) para ter liberado o acesso para submissão.

Também é recomendável que os pesquisadores de Guarulhos se cadastrem como avaliadores (item Pesquisa --> Projetos --> Tornar-se avaliador) pois todos os câmpus precisarão contar com colegas externos para a avaliação dos projetos, e sabidamente esse é o maior "gargalo" do processo de seleção de projetos.

A Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação está à disposição para auxiliar os proponentes de projetos por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

CRONOGRAMA
Ocorrência                                                                                                                          Data
Período de Inscrições                                                                                      16/11/2020 a 07/12/2020
Divulgação do Resultado Preliminar                                                                            18/01/2021
Recursos                                                                                                            19/01/2021 a 22/01/2021
Divulgação do Resultado Final                                                                                    25/01/2021
Período de indicação e cadastramento do bolsista                                      25/01/2021 a 05/02/2021
Prazo limite para entrega do Relatório Parcial (Orientador/Bolsista)                      26/07/2021
Prazo limite para entrega do Relatório Final (Orientador/Bolsista)                          21/12/2021

Para mais informações, leia o Edital GRU.0017/2020, de 16 de novembro de 2020.