Acompanhe o terceiro dia da XII Semana da Matemática do Câmpus Guarulhos

• Última atualização em Quarta, 31 de Maio de 2023, 09h19

SEMAT 2023 Banner

A Semana da Matemática é um evento organizado por alunos e professores do curso de licenciatura em Matemática do Câmpus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, que tem por objetivo promover o debate sobre temas relevantes em Matemática e em Educação Matemática por meio de palestras proferidas por professores convidados, de comunicações científicas, de relatos de experiência, mesas redondas, oficinas e minicursos. Em especial, nesta décima segunda edição, a temática norteadora será: “Matemática, Educação Matemática e a Tecnologia”. Confira a transmissão para este terceiro dia: iniciamos com uma roda de conversa mediada pelo Professor Dr. Rogério Osvaldo Chaparin e os debatedores Prof. Nilton Pereira, Profa. Shirley Aparecida da Silva e Prof.Ms. Vanessa Neri Rodrigues, onde discutimos sobre o Novo Ensino Médio e seus Itinerários Formativos, como também compartilhamos com os presentes sobre as experiências vividas em sala de aula pelos professores de escola pública. Nosso foco foi refletir de forma coletiva sobre como esse novo ensino e seus itinerários vêm sendo trabalhados em sala de aula, assim como as dificuldades enfrentadas e de que forma está sendo a adaptação com esse novo conjunto de disciplinas. Após o intervalo o Prof.Ms.Nelson Arbach ministrará a palestra "A Reforma da Matemática Moderna", um movimento que impactou toda a forma de se trabalhar com a Matemática nos cursos fundamentais a partir dos anos 60. Seus efeitos , no entanto, são sentidos nas escolas até hoje e muitas das dificuldades que Professores e Alunos tem no entendimento da Matemática foram provocados por este movimento. Entender as causas e as intenções deste movimento nos ajudará a entender a profunda crise pela qual passa o aprendizado efetivo da Matemática, sobretudo nas escolas públicas. Assista agora clicando aqui.
Mais informações e programação completa do evento: https://www.even3.com.br/semat12/
Perdeu o primeiro dia? Clique aqui e confira.
Perdeu o segundo dia? Clique aqui e confira.