Licenciandos em Matemática do IFSP Guarulhos publicam artigos científicos em revistas de Educação Matemática no final de 2022

• Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 19h08

lic_mat_art.jpg

Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos, Jean Lucas Acelino de Aguiar e Leonardo Guarini Biscaino, publicaram, no final do ano de 2022, artigos científicos em revistas de Educação Matemática. Os artigos trazem resultados dos trabalhos de pesquisa e de extensão realizados por estes estudantes ao longo do último ano.

Jean Lucas (bolsista PIBIFSP) publicou na revista Perspectivas da Educação Matemática, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, o artigo intitulado O uso do GeoGebra Classroom na Elaboração de Conjecturas no Estudo de Funções Trigonométricas: uma Investigação com Licenciandos em Matemática. Fruto do trabalho de pesquisa desenvolvido em iniciação científica, que envolveu a realização de um curso de extensão direcionado a licenciandos em Matemática, o artigo de Jean Lucas traz uma novidade: foi publicado também em língua inglesa. As duas versões podem ser encontradas no link:

Leonardo (bolsista de Extensão) publicou na Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática – REBECEM o artigo A interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais na resolução de questões sobre áreas e perímetros, que traz resultados de pesquisas realizadas no projeto de Extensão Defasagens em Matemática 2022. Este projeto tem por objetivo analisar as dificuldades matemáticas de ingressantes no Ensino Médio técnico do IFSP Guarulhos, e propor atividades de ensino que visem saná-las. O artigo pode ser encontrado no link:

Os trabalhos foram orientados pelos professores Roberto Seidi Imafuku, William Vieira e Emanoel Fabiano Menezes Pereira, docentes do curso de Licenciatura em Matemática. Ambos os artigos foram revisados pela profa. Dra. Gema Galgani, da área de língua portuguesa do IFSP Guarulhos.

Nos últimos anos, as iniciações científicas e projetos de extensão realizadas com estudantes do curso de licenciatura do campus Guarulhos têm rendido artigos publicados em revistas cientificas e a participação em congressos e eventos da área de Educação Matemática, perspectiva essencial à formação dos futuros professores.

As pesquisas na área de Educação Matemática no IFSP Guarulhos devem se intensificar nos próximos anos, pois o Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e Formação de Professores – CEPIN será inaugurado em 2023 e proporcionará um espaço dedicado a investigações sobre processos de ensino e de aprendizagem de Matemática e sobre formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática.

Prof. William Vieira, membro do CEPIN/IFSP Guarulhos