Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Licenciados em Matemática do IFSP Guarulhos publicam artigo em revista colombiana de ensino de Ciências e Matemática

  • Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 21h33

Os licenciados em Matemática do IFSP Guarulhos, Otavio Paciullo Furquim (ex-bolsista PIBIFSP) e Gabriel Oliveira Pinto, publicaram, no último dia 19 de setembro, artigo na revista colombiana Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias.

O artigo "Uma comparação de conhecimentos sobre a definição e as múltiplas representações de funções antes e depois de uma experiência de formação" é mais um fruto das iniciações científicas realizadas pelos autores quando eram estudantes de licenciatura no IFSP Guarulhos, e investigaram, ao longo de dois anos e meio, dificuldades de alunos do curso de Matemática sobre o conceito e as múltiplas representações de funções. Os artigo pode ser encontrado aqui.

Tendo concluído o curso no ano de 2021, Otavio e Gabriel atuam como professores de Matemática em escolas particulares de São Paulo e Guarulhos e destacam a importância da iniciação científica em suas formações. Para o professor Otavio (Colégio Humboldt), “participar dos projetos de iniciação científica durante a minha formação enquanto professor foi, indubitavelmente, decisivo para o meu desenvolvimento enquanto tornava-me professor. A ampliação da visão sobre o campo de estudo alimentado pelas diversas participações em congressos foi incrível”, por sua vez, o professor Gabriel (Centro Universitário ENIAC) sustentou que “eu acredito que a experiência de participar de uma IC é muito enriquecedora para licenciados em Matemática. Com ela, fui capaz de enxergar algumas situações através de um referencial teórico na prática, e pensar em como planejar aulas buscando minimizar os erros encontrados pelos participantes da pesquisa durante o processo de resolução de problemas”.

Com a investigação realizada nestes projetos de IC, foram desenvolvidas e aprimoradas atividades de ensino sobre funções, que têm sido utilizadas por docentes do IFSP Guarulhos em disciplinas da Licenciatura em Matemática do campus. Essa perspectiva reitera a importância da pesquisa na formação inicial de professores, que pode impactar as práticas dos futuros professores e dos próprios formadores.

O prof. Roberto Seidi Imafuku reitera essa posição e destaca que os projetos de pesquisa sobre o dificuldades de aprendizagem em Matemática e sobre o papel e o uso de tecnologias no ensino de Matemática que vêm sendo desenvolvidos no campus também têm orientado o oferecimento de minicursos e oficinas para toda a comunidade o IFSP Guarulhos (Licenciatura e Ensino Médio) e abrem novos caminhos na formação de professores e para os processos de ensino e de aprendizagem de Matemática.

É de se destacar ainda que as pesquisas na área de Educação Matemática no IFSP Guarulhos devem se intensificar nos próximos anos, uma vez que está em implantação no câmpus o Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e Formação de Professores – CEPIN, que proporcionará um espaço dedicado a investigações sobre processos de ensino e de aprendizagem de Matemática e sobre formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática.

Prof. William Vieira, membro do CEPIN/IFSP Guarulhos

registrado em:
Fim do conteúdo da página