Olimpíada Brasileira de Ciências Humanas

Última atualização em Terça, 21 de Junho de 2022, 12h27

banner obch

Idealizada por discentes e docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), a Olimpíada Brasileira de Ciências Humanas (OBCH) visa estimular o estudo e valorização das ciências humanas, assim como instigar jovens de todo o Brasil a se tornarem futuros cientistas.

A competição é totalmente virtual e gratuita, da inscrição até a premiação, além de ser voltada para estudantes de escolas públicas e privadas do Ensino Médio — ou que terminaram o Ensino Médio no ano passado — de todas as regiões do país.

Professores podem realizar a inscrição de seus alunos, mas também existe a opção do estudante interessado efetuar sua própria inscrição sem o auxílio de um professor.

O aluno poderá acessar a prova no período dentro de uma semana (17/07/2022 a 24/07/2022) para realizá-la no momento em que melhor se adequar a sua rotina. A prova se encontra na plataforma Educatena, instituição parceira do IFSP, e é composta por 21 questões das disciplinas de Geografia, Filosofia, Sociologia e História.

Os vencedores serão premiados com medalhas, conforme a colocação: ouro, prata, bronze e cristal. Haverá também certificação do Prêmio Escola Pública e Prêmio Menina Olímpica. Os ganhadores serão anunciados no dia 7 de setembro, sendo os resultados da competição publicado nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn), site oficial (www.obch.com.br) e demais plataformas da organização da olimpíada.

Para mais informações, é recomendado entrar em contato com a comissão organizadora pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Cronograma da primeira edição da OBCH:
 Inscrições: até 4 de julho, neste link
 Realização da prova: 17 a 24 de julho