Resultado - Curso Gratuito - História das Ciências: um percurso pela trajetória do conhecimento, suas controvérsias e suas consequências

• Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2021, 14h11

banner cur his cie

Inscrições e Matrículas por ordem de envio do e-mail ou até o preenchimento das vagas.

Para se inscrever o candidato deve enviar TODOS os documentos escaneados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no período de 06/10 a 26/10/2021

Documentos:

I. Carteira de identidade do candidato ou CNH;
II. CPF do candidato;
III. Comprovante de endereço recente do candidato ou responsável;
IV.Comprovante de atendimento aos Pré-requisitos descritos no item 1.1, sendo eles:
    1. Se cursando licenciatura - comprovante de matrícula e/ou atestado/boletim do curso de licenciatura;
    2. Se formado em licenciatura – atestado de conclusão do curso de licenciatura ou diploma;
V. Requerimento de Matrícula com todos os campos preenchidos (Anexo I);
VI. Não ser aluno evadido de qualquer curso de extensão no ano de 2020 ou em cursos oferecidos no 1º semestre 2021;
VII.Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à(s) vaga(s) específica(s)

Aula Inaugural: 28/10/2021 às 19h. No link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcelo-squinca-da-silvaonf/marcelo-squinca-da-silva

Resumo da Proposta:

Este curso de extensão reflete sobre a História das Ciências, ou seja, realiza um percurso pela trajetória do conhecimento, suas controvérsias e suas consequências. Assim, busca, além disso, colaborar para que professores, constituam algumas ferramentas para a utilização de temas de História das Ciências em sala de aula. A História das Ciências aborda o avanço do conhecimento da humanidade ao longo do tempo. Pode-se dizer que é uma história da humanidade e de suas organizações no empreendimento de entender e manipular os meios naturais. Este curso se distancia de uma apreciação positivista que pensa o passado das ciências como uma coleção de teses renegadas, autores desprezados e tentativas obsoletas. É costumeiro ainda, para a perspectiva positivista apontar elencos de nomes e datas de pouco ou nenhuma relevância. Diversamente, compreende-se o estudo do passado como algo acessível, e um dos pressupostos para examinar a História das Ciências é entender melhor como se comportaram e continuam se comportando os rumos do conhecimento científico, suas querelas e repercussões, ainda que consideradas equivocadas. É imperativo, então, que as instituições de ensino, por meio dos seus profissionais, socializem esses conhecimentos nas suas melhores manifestações, especialmente no campo da História das Ciências. Portanto, o campus Guarulhos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), oferece uma contribuição muito relevante em âmbito nacional ao ofertar um curso de formação continuada, na modalidade à distância, preferencialmente aos profissionais da educação, buscando refletir sobre o conhecimento científico nas suas mais variadas dimensões como: social, econômico e cultural.