Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Para além do vestibular: a literatura como direito humano - livro 03

Última atualização em Segunda, 13 de Setembro de 2021, 10h39

banner ale ves03

Dando continuidade ao projeto de extensão "Para além do vestibular: a literatura como direito humano" iniciaremos, em 16/09/2021 a leitura a obra Pequena coreografia do adeus de Aline Bei. Em seu segundo livro, a escritora – vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura com O peso do pássaro morto – constrói um retrato tão sensível quanto brutal sobre família, amor e abandono. O livro narra a história de Julia, filha de pais separados: sua mãe não suporta a ideia de ter sido abandonada pelo marido, enquanto seu pai não suporta a ideia de ter sido casado. Sufocada por uma atmosfera de brigas constantes e falta de afeto, a jovem escritora tenta reconhecer sua individualidade e dar sentido à sua história, tentando se desvencilhar dos traumas familiares.

Entre lembranças da infância e da adolescência, e sonhos para o futuro, Julia encontra personagens essenciais para enfrentar a solidão ao mesmo tempo que ensaia sua própria coreografia, numa sequência de movimentos de aproximação e afastamento de seus pais que lhe traz marcas indeléveis.
Escrito com a prosa original que fez de Aline Bei uma das grandes revelações da literatura brasileira contemporânea, Pequena coreografia do adeus é um romance emocionante que mostra como nossas relações moldam quem somos.

O presente projeto de extensão se trata da criação de espaços de leitura e compartilhamento de impressões de textos literários presentes nas listas obrigatórias de vestibulares. No entanto, tais leituras procurarão afastar-se de esquemas redutores e leituras padronizadas das obras, para construir espaços de fruição estética, apreciação, análise e leitura prazerosa dessas obras, por meio de rodas de leitura, mediadas e preparadas previamente por estudantes bolsistas e a docente coordenadora, destinadas a estudantes do Ensino Médio do IFSP – Câmpus Guarulhos e de outras instituições da cidade, a partir da utilização de plataformas de reunião online.

Os interessados em participar deverão realizar inscrição por meio do link: https://forms.gle/QkU7NC9ESBkCpX8A8 para receber o link de participação no encontro, que ocorrerá na quinta-feira, 16/09 às 20h30. Para esse primeiro encontro indicamos a leitura do livro (disponível aqui) até a página 39 (versão digital) ou 48 (versão física).

registrado em:
Fim do conteúdo da página