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Resultado - Curso Gratuito - A Questão da Autonomia Intelectual do Aluno da EJA: Práticas de Alfabetização Científica e Ensino por Investigação

  • Última atualização em Segunda, 27 de Setembro de 2021, 10h49

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Inscrições e Matrículas por ordem de envio do e-mail ou até o preenchimento das vagas.

Para se inscrever o candidato deve enviar TODOS os documentos escaneados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no período de 08/09/2021 a 24/09/2021

Documentos:
I. Carteira de identidade do candidato ou CNH;
II. CPF do candidato;
III. Comprovante de endereço recente do candidato ou responsável;
IV. Comprovante de atendimento aos Pré-requisitos descritos no item 1.1, sendo eles:
1. Se cursando licenciatura ou pós-graduação - comprovante de matrícula e/ou
atestado/boletim do curso de licenciatura ou pós-graduação;
2. Se professor ou profissional da Educação – Ultimo holerite ou CLT para
comprovação do vinculo.
V. Requerimento de Matrícula com todos os campos preenchidos (Anexo I);
VI. Não ser aluno evadido de qualquer curso de extensão no ano de 2020 ou em cursos oferecidos no 1º semestre 2021;
VII.Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à(s) vaga(s) específica(s).

Aulas:  Aulas on-line às terças, das 17h55min às 19h55min
Horário para atendimento on-line (esclarecimento de dúvidas e apoio aos estudos): quintas, das 17h55min às 18h45min.
O aluno deve dispor, ainda, de pelo menos duas horas semanais para atividades assíncronas, a serem realizadas em dia e horário de sua livre escolha

Primeiro encontro no dia 28/09/2021 às 17h50
No link abaixo:
https://meet.google.com/drd-pxrj-rhm

Resumo da Proposta:

Ao deparar-se em sala de aula com o adulto que não passou pela fase escolar regular, muitas vezes impedido de estudar por fatores sociais de segregação, mas que vive e atua na sociedade, dentre as inúmeras questões que emergem dessa realidade, encontra-se a problemática do processo de aquisição da autonomia do sujeito atendido pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), na perspectiva de uma Educação voltada para a formação de cidadãos emancipados e cientificamente alfabetizados. Apesar da premente necessidade, no Brasil, de debates e estudos sobre essa questão, a precariedade quanto à formação de professores em EJA — principalmente nos cursos de licenciatura — evidencia a pouca importância conferida a esta modalidade de ensino nos currículos de formação inicial e continuada. Historicamente diferenciada devido às suas particularidades, as quais envolvem, além dos conhecimentos científicos e escolares, a compreensão da estrutura de pensamento, suas práticas sociais, culturais e uma necessidade de formação específica de professores. Entretanto, o que se observa, na maioria das vezes, é que os docentes que atuam com os adultos reproduzem, inadequadamente, a mesma dinâmica de ensino-aprendizagem que estabelecem com crianças e adolescentes, desprezando, muitas vezes, aspectos críticos que deveriam ser essenciais neste processo. Em vista dessa lacuna e da importância da formação de professores de EJA, o presente curso objetiva discutir a questão da autonomia intelectual do aluno da EJA em práticas de Alfabetização Científica e Ensino por Investigação.

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