Resultado - Curso Gratuito - Quem educa o educador: a formação do professor da Educação de Jovens e Adultos

• Última atualização em Segunda, 10 de Maio de 2021, 09h44

banner cur formacaoEJA ead

Inscrições e Matrículas por ordem de envio do e-mail ou até o preenchimento das vagas.

Para se inscrever o candidato deve enviar TODOS os documentos escaneados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no período de 28/04 a 09/05/2021.

Documentos:
I. Carteira de identidade do candidato ou CNH;
II. CPF do candidato;
III. Comprovante de endereço recente do candidato ou responsável;
IV. Comprovante de atendimento aos Pré-requisitos descritos no item 1.1, sendo eles:
1. Se cursando licenciatura ou pós-graduação - comprovante de matrícula e/ou
atestado/boletim do curso de licenciatura ou pós-graduação;
2. Se professor ou profissional da Educação – Ultimo holerite ou CLT para
comprovação do vinculo.
V. Requerimento de Matrícula com todos os campos preenchidos (Anexo I);
VI. Não ser aluno evadido de qualquer curso de extensão no ano de 2020;
VII.Laudo médico no caso de candidatos que queiram concorrer à(s) vaga(s) específica(s).

Aulas: Terça das 17h55 às 19h50 e Quintas das 17h55 às 20h40 (Plantão de duvidas)

Primeiro encontro no dia 11/05/2021 às 17h55
No link abaixo:

RESUMO DO CURSO
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um segmento historicamente diferenciado devido às suas particularidades, as quais envolvem, além dos conhecimentos científicos e escolares, a compreensão da estrutura de pensamento, suas práticas sociais, culturais e uma necessidade de formação específica de professores. Entretanto, o que se observa, na maioria das vezes, é que os docentes que atuam com os adultos reproduzem, inadequadamente, a mesma dinâmica de ensino-aprendizagem que estabelecem com crianças e adolescentes. Ao deparar-se em sala de aula com o adulto que não passou pela fase escolar regular, muitas vezes impedido de estudar por fatores sociais de segregação, mas que vive e atua na sociedade, o professor precisa ter clareza a respeito de seu papel e sua relevância. Apesar da premente necessidade, no Brasil, de debates e estudos sobre essa questão, a precariedade quanto à formação de professores em EJA — principalmente nos cursos de licenciatura — evidencia a pouca importância conferida a esta modalidade de ensino nos currículos de formação inicial e continuada. Cabe-nos, então, impor-nos a pergunta que, segundo Álvaro Vieira Pinto, deve alicerçar as discussões sobre formação de professores: "Quem educa o educador?". Em vista dessa lacuna e da importância da formação de professores de EJA, o presente curso objetiva discutir a formação e o papel do professor na EJA, com base no estudo e na reflexão dos aspectos teleológicos e axiológicos que fundamentam a prática pedagógica, à luz dos pensamentos de Hannah Arendt, Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto.