Licenciandos em Matemática do IFSP Guarulhos publicam artigo científico no final de 2020

• Última atualização em Segunda, 04 de Janeiro de 2021, 18h08

Os estudantes Otavio Paciullo Furquim (bolsista do CNPq) e Gabriel Oliveira Pinto, do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos, publicaram artigo científico na revista Ensino da Matemática em Debate (EMD) da PUC-SP, no antepenúltimo dia do ano de 2020.

O artigo intitulado Dificuldades de licenciandos em Matemática na resolução de inequações sob a luz da interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais é fruto das investigações de Iniciação Científica realizadas ao longo dos últimos dois anos e identifica e classifica dificuldades de ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática sobre a resolução de inequações e as implicações que essas dificuldades podem trazer à formação dos futuros professores de Matemática. O artigo pode ser encontrado no link https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/issue/view/2474.

O prof. Dr. Roberto Seidi, um dos coordenadores da pesquisa, destaca a importância da pesquisa na formação dos estudantes e ressalta que os resultados obtidos nas investigações também fomentam transformações nos processos de ensino e de aprendizagem das disciplinas de graduação do curso de Licenciatura em Matemática, pois possibilitam novos olhares sobre as demandas e necessidades dos novos ingressantes no IFSP Guarulhos.

A investigação que deu origem a este artigo faz parte do projeto de pesquisa Processos de ensino e de aprendizagem em Matemática e suas inovações, coordenado pelos docentes William Vieira, Roberto Seidi Imafuku e Emanoel Fabiano Menezes Pereira, membros do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Formação de Professores - GEPEMFOP do IFSP Guarulhos. O projeto também engloba as linhas de pesquisa Dificuldades e defasagens em Matemática de estudantes do Ensino Médio Técnico Federal e Uso do celular inteligente (smartphone) nas aulas de Matemática: avaliando potencialidades e limitações e têm envolvido dezenas de estudantes do IFSP Guarulhos ao longo dos últimos três anos.

O prof. Msc. Emanoel Fabiano destaca que apesar de todas as dificuldades impostas no ano de 2020, os projetos de pesquisa e de extensão do grupo continuaram ativos e produtivos, valoriza o envolvimento e a dedicação de todos os envolvidos e destaca que em 2021 os trabalhos seguirão com o mesmo empenho e entusiasmo!

Prof. Dr. William Vieira, membro do GEPEMFOP/IFSP Guarulhos