Projeto de alunos do IFSP Guarulhos é selecionado para programa de aceleração do SEBRAE

• Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 13h50
O Projeto Kaya, desenvolvido pelos alunos Vinicius Costa dos Santos, Leticia Rejane Vidal Souza e Yves Gabriel Vieira Maia, do Curso Técnico Integrado em Informática para Internet, foi selecionado para o programa Startup SP da unidade de Guarulhos do SEBRAE/SP.

O programa Startup SP visa capacitar candidatos à criação de startups digitais na etapa de validação das premissas dos modelos de negócio, sobretudo aquelas relacionadas ao problema de mercado, segmentos de clientes, solução e modelo de receitas. O programa oferece oferece capacitações, acompanhamento de negócios, conexão com outros programas e investidores e mentoria com parceiros de mercado.

Vinicius, Leticia e Yves vem desenvolvendo o projeto desde 2019, sob a orientação do Prof. Dr. Thiago Schumacher Barcelos, Coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus Guarulhos. O projeto foi financiado com bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIFSP) nos anos de 2019 e 2020, bem como por um processo de crowdfunding do qual participaram docentes, administrativos e alunos do câmpus no ano passado.

Segundo o Prof. Thiago, "é muito gratificante ver o reconhecimento nesse nível de um projeto de pesquisa desenvolvido por nossos alunos", e complementa que "esse é o resultado do comprometimento dos nossos alunos, que já conseguiram levar seu trabalho para três eventos acadêmicos apenas em 2019". Ainda segundo o professor, um projeto de pesquisa como esse, ganhando visibilidade pela indústria e abrindo a possibilidade de criação de uma startup, consolida a missão institucional do IFSP e do Câmpus Guarulhos na transferência de tecnologia para o meio produtivo.