IFSPCast - Podcast dos estudantes do ensino médio integrado do Câmpus Guarulhos

• Última atualização em Quinta, 03 de Setembro de 2020, 13h48

ifsp cast membros

O IFSPCast é uma comunidade de podcasts criada em 2020 no Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Guarulhos durante a suspensão das atividades escolares em função da pandemia do Coronavírus e as medidas de isolamento social.

A ideia surgiu com a proposta das professoras Cristiane Santana e Aline Sabino (língua portuguesa e física) de produzir podcasts com temas de ciências como atividade de manutenção de vínculo com os estudantes. A partir desse trabalho, alguns colegas da classe do Ensino Médio Integrado à Mecatrônica se uniram e criaram um episódio relacionado a relatividade geral e, após essa produção, decidiram continuar com a produção dos podcasts.

Surge, assim, o IFSPCast, cujo foco é compartilhar conhecimento com toda comunidade ifiana e externa, de forma a atingir diferentes públicos, por isso possui uma diversidade de conteúdos, podendo agradar os mais variados ouvintes.

A estudante Ana Carolina, diretora de publicidade do grupo, destaca a importância desse compartilhamento: "poder participar do podcast está sendo incrível, pois preparar conteúdo para as pessoas é algo divertido. Também é muito gratificante compartilhar a experiência de pessoas que tiveram um destaque e que de certa forma contribuíram para um mundo melhor. Em tempos difíceis como esses, ter algo para se apegar é muito bom".

O coletivo já possui 7 episódios, contando com convidados incríveis, como Isabelly Verissimo, ex-aluna do IFSP - Campus Cubatão, que mesmo sofrendo com as dificuldades de ter sido uma aluna da rede pública de ensino no ensino básico, conseguiu o feito de ter sido aprovada em 7 universidades no exterior.

Nosso podcast, além de levar conhecimento para o público, também ajudou e ajuda os próprios integrantes com problemas pessoais, Thiago Calixto, por exemplo, afirma: “O grupo foi como um refúgio para mim, sabe? Em meio a tantas notícias ruins provenientes da pandemia, poder conversar e falar sobre as coisas que eu gosto com amigos que me entendem foi um alívio, me sinto abençoado de fazer parte deste incrível projeto”. Já para o estudante Abner Nascimento: “a participação no podcast para mim foi algo muito especial, pois me possibilitou um contato com meus amigos nesse momento de distanciamento social, além de permitir o contato com pessoas sensacionais do instituto e de fora dele. Escolhi participar do projeto pois acredito na ideia de produzir um podcast do IFSP - Câmpus Guarulhos''.

No mesmo caminho, Crislane Camile acrescenta: "participar do IFSPCast pra mim, foi uma decisão de extrema importância no período de isolamento. As gravações e todo o período de preparação, além de serem algo que eu adquiri como passatempo, me possibilitaram desenvolver hábitos de organização, comprometimento, que me ajudaram a trabalhar melhor em grupo, aceitando outras opiniões e sugestões diferentes das minhas. A melhor parte, está sendo todo o conhecimento que estou ganhando, pude aprender sobre vários temas que não conhecia e também saber valorizar o trabalho de pessoas que geralmente não recebem a visibilidade que merecem".

Essas falas revelam, assim, o quanto o projeto tem sido um importante espaço de sociabilidade em tempos de distanciamento social.

Nossos podcasts estão disponíveis nas plataformas digitais Youtube, Spotify, Spreaker, Olá podcast, Podchaser, Podcast Addict, Breaker, Google Podcast, Pocket Casts, RadioPublic e Spreaker, além das nossas páginas no Facebook e Instagram.

Somos, temporariamente, um grupo pequeno que irá se expandir e se tornar uma grande comunidade, abrangendo cidades e estados, somos o IFSPCast.