Curtas-metragens construídos pelos estudantes do IF-GRU são apresentados na semana do conhecimento de Guarulhos

• Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 19h49

Aconteceu na data de ontem, 23-10-2019, a mostra dos curtas-metragens produzidos pelos estudantes do ensino médio integrado, a partir do Projeto Curta Filosofia.
Na sequência da exibição dos vídeos os estudantes fizeram uma exposição sobre o processo de construção e a fundamentação filosófica presente em cada curta.
Pensadores como Aristóteles, Sêneca, Tomás de Aquino, Espinosa, Epicuro e Nietzsche foram apresentados ao público a partir da exibição dos vídeos.

Sobre o projeto:

O projeto Curta filosofia, integrado ao Projeto Paideia (Ações de Ensino e Aprendizagem em Filosofia) e ao GEFIL (Grupo de Estudos em Filosofia do Campus Guarulhos), ambos coordenados pelo Prof. João Eduardo Navachi, surgiu com o intuito de ensinar e aprender filosofia a partir da criação de curtas metragens. Após o exercício de reflexão e análise dos textos e conceitos de autores clássicos da história da filosofia, realizados tanto em sala de aula quanto nos encontros do grupo de estudos em filosofia, os estudantes do ensino médio integrado do IFSP-GRU foram incentivados a construir pequenos vídeos à luz dos conceitos filosóficos, sempre com o objetivo de interpretá-los e relacioná-los ao cotidiano. Nesta perspectiva, o projeto destaca a existência de uma relação intrínseca entre filosofia e vida, de modo que a primeira não se apresente como mero adorno ou reflexão teórica e sem conexão com a segunda. Almejou-se ainda que os estudantes adotassem uma postura ativa e exercessem o protagonismo no processo de aprendizagem. Para além da memorização ou reprodução de saberes, se buscou proporcionar aos estudantes a experiência singular de pesquisar, revisitar os textos de autores já lidos, de modo a atribuir sentido às ideias dos filósofos, traduzindo-as em sons e imagens. Em sua primeira edição, e em consonância com o tema da Olimpíada de Filosofia que ocorre anualmente no Estado de São Paulo, o projeto Curta Filosofia elegeu o tema da felicidade como objeto de investigação, análise e problematização filosófica.

Dois dos vídeos exibidos na mostra já estão disponíveis no canal do IFSP-GRU no youtube, nos seguintes links:

Os quatro vídeos restantes serão disponibilizados nas próximas semanas no canal do IF-GRU no youtube.

GEFIL (Grupo de Estudos em Filosofia do IFSP-GRU)

Confira abaixo as fotos do evento:

foto04 foto05

foto06 foto07