I Mostra Da Residência Pedagógica & PIBID: Um Encontro Pela Educação Matemática

• Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 19h48

No dia 17 de agosto, no auditório do Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP), Campus Guarulhos, os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, participantes dos programas Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foram brilhantes em suas apresentações. O objetivo da I MOSTRA era de socializar as experiências vivenciadas pelos Residentes e Pibidianos com as intervenções pedagógicas realizadas nas escolas públicas ao longo do primeiro semestre de 2019. No entanto, o encontro foi muito além, configurando-se como um espaço para a discussão e reflexão sobre a importância dos dois programas na formação inicial e, acima de tudo, sobre as tomadas de decisões que permeiam a prática docente no dia a dia da escola, com todos os intervenientes da realidade escolar.

Durante as apresentações foram destacados, pelos estudantes, apontamentos como: “na Universidade aprendemos a teoria e lá (na escola) temos que lidar com a prática”; “percebemos nossos erros”; “não esperávamos essa resposta dos alunos”; “a Residência é muito diferente do Estágio Supervisionado”; “temos contato direto com a realidade”; “tivemos dificuldades com o planejado em relação ao tempo”; “fizemos adaptações da perspectiva teórica de Modelagem Matemática, apresentada por Burak, para a realidade dos alunos”; “o objetivo muda de acordo com a realidade, e a prática pedagógica tem que ser repensada”; “muito conteúdo para passar”; “o tempo é o maior inimigo, tivemos que mudar a metodologia de ensino”; “não tivemos fundamentação para avaliação”; “falha nossa, não existe receita”; “foco dos alunos era diferente das perspectivas metodológicas”. Em nossa avaliação, enquanto professores no curso de Licenciatura em Matemática, nenhuma disciplina de Prática de Ensino do curso teria como trazer todos esses elementos para a formação dos alunos. Por mais que discutamos os modelos teóricos e as perspectivas teórico-metodológicas na Universidade, não conseguimos abranger todos os elementos que constituem a realidade da escola. De acordo com Perrenould (1999), “um aspecto essencial da prática profissional de professores de Matemática é agir na urgência e tomar decisões em situações incertas”. Neste contexto, destacamos a importância desses dois programas, não só para a formação inicial do professor, mas, também, para a formação continuada, haja vista que os professores das escolas públicas parceiras e nós, professores da Licenciatura, também estamos numa constante busca por melhorar nossas ações e percepções para a atuação docente.

Coordenadores Residência:                                    Coordenadores PIBID:
Prof. Antonio Luis Mometti                                      Prof. Roberto Seidi Imafuku
Prof. Emanoel Fabiano Menezes Pereira                Prof. William Vieira
Prof. Rogério Marques Ribeiro