Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Câmpus Guarulhos celebra a inauguração de espaços

  • Última atualização em Terça, 02 de Maio de 2023, 16h46

Foram entregues a biblioteca, o laboratório de Ciências da Natureza, centro de pesquisa em Matemática e uma área de convivência

GRU-inauguracao_20230427-biblioteca.jpeg Inauguração da biblioteca Carolina Maria de Jesus

Na quinta-feira (27), o Câmpus Guarulhos do IFSP fez a inauguração de ambientes para trazer ainda mais qualidade para o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e melhorias no espaço para estudantes e servidores. A entrega de uma nova biblioteca, um laboratório de Ciências da Natureza, um centro de pesquisa em Matemática e a nova área de convivência foram celebrados com a presença de autoridades e da comunidade acadêmica.

A biblioteca, nomeada Carolina Maria de Jesus, tem aproximadamente 500 m², com capacidade de acervo de até 30 mil livros e 180 pessoas. Além do acervo bibliográfico, disponibiliza aos frequentadores computadores, mesas para estudo em grupo e individual, sala para estudo em grupo, sala de reunião, sala de vídeo, rede wireless e armários.

“Antes precisávamos pedir salas emprestadas à Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE) para estudar em grupo e fazer trabalhos. Com a nova biblioteca temos espaços de estudos, computadores, está sendo muito útil para nós”, conta a estudante Anna Luisa Gonçalves Almeida, do terceiro ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática para Internet.

O laboratório de Ciências da Natureza “Bertha Lutz” tem 72 m² e capacidade para 40 alunos. Está equipado com bancadas de granito, rede de ar comprimido, gás, hidráulica, equipamentos didáticos de física, química e biologia, computador, projetor, rede wireless e sala reservada para técnico de laboratório e armazenamento de produtos. Para a aluna do quarto ano do curso técnico integrado de Mecatronica, Ana Luiza Fernandes de Jesus, “o laboratório está sendo muito bom para colocar em prática os conhecimentos até então adquiridos na teoria”.

O laboratório do Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e formação de professores (Cepin) ocupa uma sala no câmpus que dispõe de acervo bibliográfico, materiais educativos da área, computadores e espaço para reuniões. “O Cepin congrega professores e pesquisadores de diversos câmpus do instituto, com envolvimento de alunos de pós-graduação e de iniciação científica. Com o novo espaço, queremos realizar formação de professores a partir de parcerias com secretarias de educação de Guarulhos e outros municípios”, informa o professor Rogério Marques Ribeiro, coordenador do laboratório.

Pesquisares, parlamentares e gestão do IFSP no Cepin

O espaço do Cepin é importante também para o programa de mestrado em Matemática que o câmpus está pleiteando, como explica o diretor-geral. “Um mestrado na área de Educação Matemática em Guarulhos é inédito, e esse incremento para atividades de pesquisa e formação pode contribuir para implementarmos esse curso aqui”, destaca Agostinho.

O ambiente mais animado entre as novas instalações é a área de convivência, com capacidade para 200 pessoas, com mais de 230 m². Nele, os estudantes aproveitam para se reunir com atividades sociais, apresentações culturais, jogar tênis de mesa e interagir entre os períodos de aula.

Todas as obras tiveram início em fevereiro de 2020, e custaram mais de R$ 4 milhões. Além de recursos próprios, foram custeadas com recursos de emendas de bancada e emendas individuais de parlamentares paulistas voltadas ao IFSP. Ainda serão entregues uma oficina aberta, os vestiários, a reforma da quadra, a pavimentação do terreno e caixa d'água.

Cerimônia no auditório do câmpus

A cerimônia de inauguração foi acompanhada pelos estudantes e familiares, iniciada com uma apresentação de dança do grupo Alegoria, formado por alunas do câmpus. O evento contou a presença dos deputados federais Sâmia Bomfim e Alencar Santana e assessores dos deputados Luiza Erundina e Ivan Valente. Estes quatro responsáveis por indicar emendas para estas e outras obras no IFSP. Também prestigiaram a inauguração o vice-prefeito de Guarulhos, Professor Jesus, o reitor do IFSP, Silmário Santos, os pró-reitores de Extensão, Rafael Scarazzati, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Adalton Ozaki, e diretores-gerais de diversos câmpus do instituto.
Conheça os novos espaços do Câmpus Guarulhos do IFSP acessando o vídeo aqui.
*Com informações da Diretoria de Comunicação do IFSP.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página