Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Matrícula de estudantes da graduação em disciplinas que já estejam com todas as vagas disponibilizadas preenchidas - 1º semestre de 2023

  • Última atualização em Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 19h08

banner com 01 23

Informo que o Suap não realiza a matrícula de estudantes em disciplinas que já possuam as vagas ofertadas já preenchidas. O critério seguido pelo sistema é o estabelecido no Art. 61 da Organização Didática da Graduação do IFSP (Resolução IFSP n.° 147 de 6/12/2016 disponível em https://drive.ifsp.edu.br/s/otFJ8KUsHR5DQat), onde se estabelece o seguinte:

“(...)
Art. 61. Terá prioridade na matrícula por componente curricular, sucessivamente, o estudante:
I. No ciclo de matrícula correspondente;
II. Com a possibilidade de integralizar o curso no semestre;
III. Aprovado em todos os componentes curriculares dos períodos letivos anteriores;
IV. Em dependência no componente curricular;
V. Que cancelou componentes curriculares;
VI. Reoptante;
VII. Reingressante após trancamento de matrícula;
VIII. Transferido;
IX. Portador de diploma de graduação.
(...)”

O número de vagas de cada disciplina é definido no momento da aprovação da implantação do curso pelo Conselho Superior do IFSP, sendo cadastrado no MEC na sequência. As salas e laboratórios do câmpus são estruturados com base nestes valores, para que estes ambientes pedagógicos atendam adequadamente aos matriculados nas disciplinas.

Desta forma, embora o sistema utilize os critérios apresentados acima, o câmpus sempre realiza a análise dos requerimentos de matrícula (que são inseridos pelos estudantes de acordo com os procedimentos indicados em http://gru.ifsp.edu.br/index.php/websecretaria.html quando não conseguiram se matricular com o procedimento usual). Nesta etapa, são consultadas as coordenações, os professores e CAE sobre a possibilidade da oferta de vagas extras nos componentes curriculares demandados, sempre objetivando o atendimento satisfatório de toda a turma. Caso as matrículas extras possam ser realizadas, a matrícula é feita manualmente pela CRA.

Neste ano, a análise será realizada entre 06/02/2023 e 17/02/2023, após o período previsto em calendário para o ajuste de matrículas. Apenas quando temos o conhecimento de quantos estudantes estão em cada disciplina podemos analisar a oferta de vagas extras.

Para os estudantes que pretendem fazer a matrícula em disciplinas dos primeiros semestres dos cursos de graduação para a realização de DPs as datas serão outras. Como os cursos superiores do câmpus adotaram exclusivamente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para selecionar os ingressantes 2023-1, precisamos seguir o cronograma publicado em https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/prazos-de-inscricoes-do-sisu-prouni-e-fies-sao-antecipados. Assim, as aulas dos ingressantes dos cursos de graduação, e apenas destes ingressantes, deverão se iniciar apenas no dia 20/03/2023. Seguindo o mesmo procedimento das demais disciplinas, antes do término do período de matrículas não é possível processarmos os requerimentos dos estudantes que já estão cursando.

Desta forma, próximo ao dia 20/03/2023, a mesma análise descrita anteriormente será realizada pela CAE, Coordenadorias e docentes para disponibilizarmos, ou não, vagas extras nestas disciplinas para atender aos requerimentos protocolados.

Peço tranquilidade aos estudantes que estão nestas situações, pois todos os casos são analisados e sempre o câmpus adota uma solução que contemple da melhor forma possível a comunidade acadêmica e a utilização dos recursos públicos disponibilizados.

Para mais informações leia o Comunicado N.º 5/2023 - DAE-GRU/DRG/GRU/IFSP na íntegra:

registrado em:
Fim do conteúdo da página