Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFTechGirls & Meninas Programando

  • Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 14h11

banner pal men pro

Tema: A participação da mulher na TI: desafios e perspectivas

Definição: Lembrando o mês que homenageia a primeira programadora ADA LOVELACE, as bolsistas e voluntárias do projeto Meninas Programando, coordenado pela professora Marcia Pereira, farão uma apresentação com algumas profissionais da área de Tecnologia da Informação. Este evento consiste em uma breve apresentação sobre a vida profissional de cada uma das palestrantes na forma de mini-palestra, em seguida haverá uma roda de conversa com a participação dos inscritos com perguntas direcionadas as palestrantes.

Objetivo: Apresentar às participantes sobre a atuação da mulher na área de Tecnologia da Informação. Expondo os próprios desafios, as perspectivas e dicas de acordo suas experiências, para que meninas, mulheres e demais interessado possam refletir o quanto a área é favorável à participação e atuação profissional ao gênero feminino. Superando alguns dos estereótipos existentes, sobre a participação de mulheres na área de TI..

Data: 30/10/2021 às 09h

Palestrantes:

Alexandra Aparecida de Souza

Flávia Frigo

Waleria Santos de Oliveira

Link do encontro:

Sábado, 30 de outubro · 9:00 até 11:30am

Informações de participação do Google Meet

Link da videochamada: https://meet.google.com/uiy-hgqb-rvs

Mini-currículo:

Alexandra Aparecida de Souza

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - Campus Ourinhos (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019). Atualmente é professor do Curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e do curso Especialização em gestão de sistemas da informação ambos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus Guarulhos, e realiza Pós Doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie com pesquisa em Ciência de Dados nas áreas da Saúde e Educação. Foi professora dos cursos de Pós Graduação e de Graduação da Faculdade Impacta de Tecnologia, Professora Convidada do curso de MBA em Gestão de Projetos da UNIVEM, Gerente de Governança de TI do Grupo Saraiva e Gerente de Processos de IT LATAM na Tam Linhas Aéreas. Tem experiência na área de Ciência da Computação e em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência de dados, machine learning, métricas de software, arquitetura de software, processo de desenvolvimento de softwares e processos de TI. 

Flávia Frigo

Atualmente Product Manager na Pismo, startup de Tecnologia em Meios de Pagamentos. Tem experiência como Gerente de projetos, Executiva de Contas, Analista de Homologação. E estudou no IFSP Guarulhos onde cursou Técnico em Programação e Desenvolvimento de Sistemas; Fiap onde cursou MBA Digital Business e Bacharel em ADministração com foco em TI.

Waleria Santos de Oliveira

Desenvolvedora de software com especialidade na linguagem Java e Kotlin.

Atua também na comunidade de tecnologia compartilhando sua experiência e vivências através de palestras para desenvolvedores em formação (apresentação para alunos da Fatec, UFPR, IF baiano, dentre outras instituições) e mentorias,.Sua formação acadêmica foi realizada em 2015 - 2017 na Uninove- Universidade Nove de Julho: Tecnólogo, Análise e desenvolvimento de sistemas.

Inscrição para o certificado:
https://docs.google.com/forms/d/14zyrtGlOliNX5HK-AVWyoAo9hA0UZa-Gz0i0d72ka3s/edit

registrado em:
Fim do conteúdo da página