Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Para além do vestibular: a literatura como direito humano - livro 02

  • Última atualização em Terça, 06 de Julho de 2021, 14h13

banner ale ves02

Dando continuidade ao projeto de extensão "Para além do vestibular: a literatura como direito humano" iniciaremos, em 15/07/2021 a leitura a obra "Quarto de despejo" de Carolina Maria de Jesus (1914-1977) escritora que tem, desde o seu centenário, em 2014, ganhado cada vez mais destaque. Entre homenagens, pesquisas acadêmicas, novas edições de suas obras, inclusão na lista de livros obrigatórios do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ao título de Doutora Honoris pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2020, Carolina está, enfim, obtendo o reconhecimento como escritora que tanto almejou em vida. Embora tenha várias publicações, como Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada (1961), Pedaços da Fome (1963), Provérbios (1963), Diário de Bitita (1986) e escrito romances, peças, poesias, Carolina ainda é muito conhecida somente pela sua obra de maior sucesso, Quarto de despejo: diário de uma favelada, publicado em 1960. Assim, procuraremos realizar uma leitura dessa obra, no sentido de observar não o Diário de uma favelada, mas a literatura de uma grande escritora que não se reduz a possíveis estereótipos.

O presente projeto de extensão se trata da criação de espaços de leitura e compartilhamento de impressões de textos literários presentes nas listas obrigatórias de vestibulares. No entanto, tais leituras procurarão afastar-se de esquemas redutores e leituras padronizadas das obras, para construir espaços de fruição estética, apreciação, análise e leitura prazerosa dessas obras, por meio de rodas de leitura, mediadas e preparadas previamente por estudantes bolsistas e a docente coordenadora, destinadas a estudantes do Ensino Médio do IFSP – Câmpus Guarulhos e de outras instituições da cidade, a partir da utilização de plataformas de reunião online.

Os interessados em participar deverão realizar inscrição por meio do link: https://forms.gle/QkU7NC9ESBkCpX8A8 para receber o link de inscrição do encontro, que ocorrerá na quinta-feira, 15/07 às 18h30 e ler o livro até capítulo "13 de maio".

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página