Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Para além do vestibular: a literatura como direito humano

  • Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 11h28

banner ale ves01

O presente projeto de extensão se trata da criação de espaços de leitura e compartilhamento de impressões de textos literários presentes nas listas obrigatórias de vestibulares. No entanto, tais leituras procurarão afastar-se de esquemas redutores e leituras padronizadas das obras, para construir espaços de fruição estética, apreciação, análise e leitura prazerosa dessas obras, por meio de rodas de leitura, mediadas e preparadas previamente por estudantes bolsistas e a docente coordenadora, destinadas a estudantes do Ensino Médio do IFSP – Câmpus Guarulhos e de outras instituições da cidade, a partir da utilização de plataformas de reunião online.

O primeiro encontro de leitura do projeto será com a leitura do livro: O Seminário dos Ratos de Lygia Fagundes Telles e acontecerá 17/06/21 às 18h30 (os inscritos receberão o link para participação). Os interessados em participar deverão realizar inscrição por meio do link: https://forms.gle/QkU7NC9ESBkCpX8A8 e ler o primeiro conto do livro, disponível aqui:

Sobre o livro:

Lançado em 1977, o livro de contos Seminário dos Ratos, escrito pela “dama da literatura brasileira” Lygia Fagundes Telles, é uma obra envolvente, com uma coletânea de contos diversos, que entram no mundo da fantasia, realidade, fazem críticas e trazem questões dignas de serem refletidas, tudo isso de uma forma que intriga quem está lendo e faz com que queiram saber como tudo irá terminar.

Com um jeito de escrita que te prende e com histórias que cativam o leitor a querer ler mais e mais, o Seminário dos Ratos é uma leitura indispensável. Contos que, em sua grande maioria, acabam sem um final dado por certo, o que deixa tudo com um clima de mistério o que abre as portas para criação de teorias e para a imaginação.

Link para a descrição dos contos: https://padlet.com/alvesb2/aeb9inunm7d12w9u

registrado em:
Fim do conteúdo da página