SICAF
ATENDIMENTO SICAF
Informamos que em virtude da grande demanda de empresas à procura dessa UC (pelo fechamento da UC Base Aérea) não estamos realizando o atendimento presencialmente, por falta de cadastradores.
Acrescentamos que a documentação deverá ser entregue na portaria ( a qualquer horário e dia da semana) com a identificação DOCUMENTOS SICAF em cópias autenticadas.
Esclarecimentos poderão ser feitos pelo telefone 2304-4260 ou email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Sugerimos que empresas com necessidade de atendimento com maior urgência consultem uma UC com maior disponibilidade.
Todas as informações sobre o SICAF podem ser obtidas no caminho:
https://www3.comprasnet.gov.br/SICAFWeb/index.jsf
Disponibilizado o Manual operacional do Fornecedor para orientações do perfil das empresas cadastradas como “fornecedor” no SICAF. Maiores informações técnicas podem ser obtidas nos canais de comunicação:
http://www.comprasgovernamentais.gov.br/servicos/contato-2
COMUNICADO
Para acessar o sistema, será necessário o cadastro no Portal Brasil Cidadão e a utilização de certificado digital válido (e-CPF, padrão ICP-Brasil).
A Instrução Normativa (IN) nº 3, de 26 de Abril de 2018 estabelece as regras de funcionamento do sistema.
Caso não saiba quem é a atual pessoa física (CPF) responsável pelo cadastro da empresa (CNPJ) no SICAF, o fornecedor pode obter essa informação logando no sicaf (consulta cadastro – nível I) ou na unidade cadastradora (UASG) vinculada ao seu cadastro atualmente ou pela Central de Atendimento ao Usuário (0800 978 9001). Caso deseje alterar o CPF responsável pelo cadastro, deverá se dirigir até a unidade cadastradora até o dia 22/06/2018 para solicitar a alteração. Fornecedores do tipo “pessoa física” são responsáveis por seu cadastro no SICAF.
Para saber se seu CPF consta como responsável ou sócio de CNPJ, o usuário deverá consultar a informação junto à Receita Federal do Brasil.
Em caso de dúvidas relacionadas ao SICAF, ligue para 0800 978 9001 ou acesse o link: http://portaldeservicos.planejamento.gov.br
Assista vídeo promocional:
Orientações importantes do SICAF 100% Digital:
Atenção: Novas regras de atendimento e cadastramento para os fornecedores SICAF passam a valer a partir de 25/06/2018, conforme Diário Oficial da União de 27/04/2018.
O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão vai simplificar os procedimentos de cadastro dos fornecedores e torná-lo 100% digital. A implantação está prevista para ocorrer em junho de 2018. Os fornecedores deverão adquirir certificado digital para participar das licitações.
Os dados cadastrais dos fornecedores serão obtidos a partir de outras bases de governo. As informações complementares deverão ser preenchidas e os documentos de habilitação inseridos no sistema. A autenticação será realizada no Portal Brasil Cidadão (https://scp.brasilcidadao.gov.br), utilizando certificado digital (e-CPF). Assim, o fornecedor não precisará mais se dirigir a uma unidade cadastradora.
Para acessar o cadastro, o usuário deverá:
a) estar cadastrado no Portal Brasil Cidadão;
b) estar logado com certificado digital; e
c) ser Sócio ou Responsável pelo Cadastro no SICAF ou Responsável pela Pessoa Jurídica na Receita Federal do CNPJ informado;
Esclarecemos ainda que o SICAF é gratuito!
Para saber mais sobre o certificado digital, acesse http://www.iti.gov.br/certificado-digital e acompanhe as últimas notícias do SICAF em http://www.comprasgovernamentais.gov.br
Atenção, os novos canais da Central de Atendimento ao Usuário são: 0800 978 9001 e http://portaldeservicos.planejamento.gov.br
Informações do :Departamento de Normas e Sistemas de Logística -Secretaria de Gestão - Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Redes Sociais